Prefeitura humaniza ações no Vale do Reginaldo e moradores vivem nova realidade

Uma das maiores regiões da capital conta com uma série de investimentos para o bem-estar da população

Daniel Paulino / Secom Maceió 06/03/2023 às 10:42
Prefeitura humaniza ações no Vale do Reginaldo e moradores vivem nova realidade
Prefeito JHC reforça que as ações da Prefeitura de Maceió acontecem porque a gestão gosta de gente e cuida das pessoas. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Com um olhar humanizado e muito zelo, a gestão do prefeito de Maceió, JHC, tem investido e dedicado atenção às demandas dos moradores das comunidades que hoje se sentem vistas pelo Poder Público. Assim como no Vale do Reginaldo, no Poço, outras localidades ao longo de diversos bairros da capital estão recebendo serviços essenciais de qualidade, a exemplo da assistência social, saúde, infraestrutura, educação, cultura, esporte e lazer e outros.

“O nosso maior patrimônio é nosso povo, por isso temos que ir até as comunidades e prestar atendimento da mesma maneira. O Vale do Reginaldo, que há muito tempo não recebia atenção do Município, está na lista de prioridades em nossa gestão. Todas as ações só são possíveis porque gostamos de gente, gostamos de cuidar as pessoas”, destaca o prefeito JHC.  

Para reforçar a atenção com os maceioenses, o Vale do Reginaldo acabou sendo palco do lançamento do Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, que vai atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade, com ações integradas de 12 secretarias. As ações vão garantir a transformação na vida dos maceioenses por meio da inclusão social.

Com a presença permanente dos serviços públicos, os moradores mais antigos da localidade sentem a diferença, como relata dona Maria José, que reside na região há mais de 40 anos e comemora a proximidade da gestão com o povo.

“Moro aqui há bastante tempo e nunca vi o Vale do Reginaldo receber tanta atenção como está recebendo agora. É o Saúde da Gente em casa, é obra por todo lado, acabou com os lixões que tinha por aqui e agora até parquinho de diversão nós temos. Realmente estamos vivendo outros tempos e de muita alegria, pois a gente acaba se sentindo prestigiado. É mais valorização para quem mora aqui”, disse.

Com uma gestão mais próxima dos maceioenses, espaços que antes eram utilizados para descarte irregular de resíduos acabaram se tornando local de recreação e lazer. Na entrada do Reginaldo, o antigo ‘lixão’ como era conhecido, cedeu espaço para um parque infantil, arborização e uma pintura no muro, melhorando a aparência e transformando a área em um cenário para fotos.

Lembre - Prefeitura elimina depósito de lixo no Vale do Reginaldo e transforma espaço numa quadra de futevôlei

A poeira, a lama e o buraco também deram espaço para o asfalto que pela primeira vez foi implantado na comunidade. A obra de pavimentação que tem mais de 5500m² de extensão. A melhora na qualidade de vida veio através dos programas Mais Asfalto e é um dos serviços que estão sendo comemorados pelos moradores.

Saiba mais - Prefeito JHC acompanha desenvolvimento das obras de pavimentação no Vale do Reginaldo

Além das obras e manutenções estruturantes, como a reestruturação e implantação de novas passarelas sobre o riacho, a maior obra ambiental da capital, o Renasce Salgadinho, segue em ritmo acelerado com a canalização do Riacho Pau D’arco, que deságua do riacho do Reginaldo. O projeto também já construiu espaços que irão receber os jardins filtrantes, uma tecnologia de baixo custo, que irá contribuir com a requalificação ambiental da bacia hidrográfica do Reginaldo e também conta com ações ambientais que buscam mudar a consciência da coletividade.

O programa Saúde da Gente promoveu uma força tarefa, no Vale do Reginaldo, para atender o público do local. Durante a ação, foram abordados assuntos como a importância do uso de preservativos, dos testes rápidos para o diagnóstico precoce e informações sobre tratamentos e encaminhamentos para Unidades de Saúde. O intuito é de aproximar e facilitar o acesso à saúde pública aos maceioenses.

As mudanças no Vale do Reginaldo começaram com o início da operação Via Bela, uma ação conjunta de secretarias municipais para limpar e revitalizar os bairros de Maceió. Assim como na orla lagunar, a Via Bela funciona de forma permanente no Reginaldo e, simultaneamente, estão sendo realizadas melhorias de infraestrutura. A coleta de lixo foi intensificada, foi instalado wi-fi gratuito na comunidade, as passarelas que ficam sobre o riacho foram reformadas ou substituídas.

Prefeitura de Maceió nos bairros e comunidades

Prefeito JHC transforma orla lagunar com ações que estão mudando o Vergel

Amo a Lagoa proporciona transformação social e amplia os espaços de lazer aos moradores do Vergel

Prefeito JHC autoriza construção da Rota da Lagoa no Vergel

Idealizada pela Prefeitura de Maceió, Rua Aberta se torna espaço de convívio social no Osman Loureiro

Rua Aberta no Osman Loureiro atrai moradores para prática esportiva e lazer no Clima Bom

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860