Prefeitura continua facilitando acesso a serviços on line com programa Maceió Tá On

Município tem avançado com a democratização do acesso à internet nas periferias

Cadu Epifânio / Secom Maceió 30/07/2022 às 08:00
Prefeitura continua facilitando acesso a serviços on line com programa Maceió Tá On
Cleonice Bezerra, moradora do Vale do Reginaldo, está sempre conectada com a internet. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió já instalou 136 pontos de internet gratuitos na capital. Grotas, travessas e ruas de diferentes pontos do município contam com wi fi de qualidade para moradores. O programa Maceió Tá ON tem avançado gradativamente, sobretudo na periferia, onde a dificuldade de conectividade é grande. Faltam 11 pontos a serem instalados para alcançar os 147 pontos de wi fi pretendidos.

O Maceió Ta On faz parte de uma estratégia ainda maior da Prefeitura de Maceió. A ideia básica é melhorar a qualidade de vida das pessoas e fomentar políticas públicas de modo integrado.

Luciano Alves, 29, é morador do Vale do Reginaldo e vive conectado graças ao ponto de wi fi instalado na comunidade.

“A internet é boa e pega super bem. Conseguimos ter acesso aos serviços do Governo, ler notícias, lazer. Tudo. É show de bola demais”, comemora o morador.

Quase vizinha, a dona Cleonice Bezerra, 59, não perde um clique. Tá sempre antenada com o que acontece nas redes e no noticiário. “Não perco nada. Esse serviço é muito bom. Até meus benefícios já olho no celular”, disse a dona de casa.

O Plano Maceió 4.0, criado pelo prefeito JHC integra projetos de ciência, tecnologia e inovação que pretende transformar a capital em um destino inteligente e conectado.

“Estamos combatendo diretamente todas as desigualdades em Maceió. Sobretudo, a digital. Com este plano reunimos as principais ações do governo voltadas para o desenvolvimento de Maceió. Foram estudados os principais índices e indicadores relacionados às cidades inteligentes, de modo a construir ações que ajudem a melhorá-los e que impactem a qualidade de vida da população”, justifica o prefeito JHC.

Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o Plano Maceió 4.0 é vital para que o município acelere sua transformação digital, fazendo com que Maceió seja uma cidade mais moderna e conectada.

“Alguns dos pontos instalados em Maceió captam energia via satélite, o que facilita a instalação em grotas. Temos 136 pontos instalados, aos poucos vamos aumentando este número. Pois temos buscado alternativas para a instalação de novos pontos em mais bairros de Maceió”, destacou Carvalho.

Bairros como São Jorge, Fernão Velho, Village Campestre, Farol, Ipioca, Feitosa, Bom Parto, Benedito Bentes I e II, Cidade Universitária, Canaã, Clima Bom II e mais 15 bairros já contam com internet gratuita em prontos estratégicos.

Por medida técnica e de segurança, o sinal de wi fi distribuído nestas comunidades tem origem em alguma escola municipal, em alguma UPA ou USB, ou ainda em Centros de Referência em Assistência Social (Cras) destas comunidades.

Em seu lançamento, o Maceió Tá ON planejava 140 pontos, mas por meio de um esforço a mais, outros pontos foram viabilizados. Pois com os 136 pontos devidamente instalados e em funcionamento, outros 11 vão ajudar o maceioense a se conectar com serviços e entretenimento. Aproximadamente, R$ 3,5 milhões foram direcionados com o apoio do Governo Federal.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850