Prefeitura lança Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil

Gestor da capital autorizou o reforço nas ações de combate à desigualdade para gerar mais oportunidade à população

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 25/01/2023 às 12:33
Prefeitura lança Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil
Prefeito JHC durante o anúncio para o maior programa de inclusão social do país. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta quarta-feira (25) o Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil. O programa vai atender mais de 100 grotas espalhadas pela cidade, com ações integradas de 12 secretarias, levando serviços de saúde, infraestrutura, assistência social, esporte, lazer, entre outros. O lançamento aconteceu no Vale do Reginaldo, primeira comunidade a receber os serviços do programa.

“O Brota na Grota surgiu como oportunidade para aqueles que moram na grota e queriam empreender, então a Prefeitura vai garantir recursos, sobretudo, para as mulheres. E nós fomos além, colocamos 12 secretarias para integrar esse comitê e fazer esse investimento. Nosso objetivo é combater as desigualdades sociais, garantindo oportunidades para todos”, explicou o prefeito.

JHC ainda afirmou que o grande diferencial, além da estrutura física, é trazer essa relação da Prefeitura com a comunidade, já que os serviços públicos não chegavam às famílias. “Nosso maior patrimônio é nosso povo, por isso temos que ir até as comunidades e prestar atendimento da mesma maneira. Aqui a prioridade são as pessoas”, complementa o prefeito.

As ações vão garantir a transformação na vida dos maceioenses, por meio de cursos, oficinas educativas, revitalização e inclusão social. Maria Célia de Oliveira tem 40 anos e é moradora do Vale do Reginaldo há 26 anos. Ela conta que a comunidade nunca recebeu um programa como esse, e avalia as melhorias feitas pela atual gestão no local onde mora.

“Nunca teve isso e agradecemos primeiramente a Deus e depois ao prefeito JHC, que é uma pessoa muito boa. O que ele está fazendo, nenhum nunca fez aqui. Nós nunca tivemos o apoio de ninguém, só vinham para pedir voto e depois iam embora. Tem muitas ações da Prefeitura aqui, e estão mudando a realidade de uma ponta a outra do Vale do Reginaldo”, contou a moradora.

A primeira-dama de Maceió, Marina Candia, esteve presente no lançamento do programa e destacou que a iniciativa é resultado de empenho e muito trabalho.

“Prefeito, o que está acontecendo hoje não é apenas um programa, são os resultados do seu trabalho e isso aqui foi sonhado, desejado e implementado. Esses programas são um presente que nós podemos deixar para Maceió, para as próximas gerações”, afirmou Marina.

Garantia de benefícios - Os moradores terão garantia de benefícios em diversos serviços, como a CNH Social, banco da mulher, atendimentos de saúde, oferta de cursos profissionalizantes, e outros.

O programa terá um cronograma para chegar em outras comunidades. Arenas das secretarias municipais serão montadas nos locais para garantir que os serviços sejam ofertados. O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, afirmou que o programa vai transformar a vida das pessoas.

“Essa é a ordem que o JHC nos dá todos os dias: tem que gostar de gente. Não é um programa temporário, é lindo, transformador e que não vai parar mais nunca”, disse o secretário.

Também estiveram presentes o senador Rodrigo Cunha, o presidente da Câmara, Galba Netto, os vereadores Luciano Marinho, Cau Moreira, Eduardo Canuto, Oliveira Lima, Aldo Loureiro, Raimundo Medeiros e Samyr Malta.

Prefeitura lança Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860