Programa Saúde da Gente atende mulheres do Reginaldo

Público feminino tem acesso a exames de citologia, inserção de DIU, testes rápidos, consultas de enfermagem e ginecológica

Marília Ferreira/Ascom SMS 11/08/2022 às 13:43
Programa Saúde da Gente atende mulheres do Reginaldo
Mulheres em vulnerabilidade social têm fácil acesso aos serviços de saúde. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Desde o início da semana, as moradoras do Reginaldo (Poço) estão sendo beneficiadas com atendimentos voltados à Saúde da Mulher. Os serviços ao público feminino estão sendo garantidos pelo programa Saúde da Gente, que visa levar assistência, principalmente, para comunidades em vulnerabilidade social de Maceió, em diversos bairros da capital alagoana.

No Reginaldo, a população feminina conta com serviços como exames de citologia, inserção de DIU, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas de enfermagem e ginecológica, orientações sobre planejamento reprodutivo e familiar, pré-natal da mulher e do parceiro, ultrassom, exames laboratoriais, mamografia e encaminhamento para exames mais complexos em outras unidades da capital.

A moradora Claudione Santos recebeu atendimento no Saúde da Gente e diz que ter assistência perto de casa facilitou o acesso aos serviços de saúde.

“É uma maravilha, uma benção. Não tinha acesso facilitado a muitos serviços aqui na comunidade, mas agora teremos. Hoje vim pegar um encaminhamento para ultrassom para verificar um câncer de mama que tive. Estou sempre acompanhando. E ter esse serviço aqui facilitou muito”, comenta. 

Claudione Santos é moradora do Reginaldo e foi uma das beneficiadas com o Saúde da Gente. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Claudione Santos é moradora do Reginaldo e foi uma das beneficiadas com o Saúde da Gente. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Bruna da Conceição também é moradora da comunidade do Reginaldo. Ela foi beneficiada com o programa. Afirmou que já realizou alguns atendimentos e aprovou a ação.

“Fiquei sabendo do programa através de um anúncio feito pelo carro de som. Vim na quarta-feira fazer consulta com o ginecologista e fiz citologia, hoje vim para um atendimento psicológico e amanhã vou fazer exame de sangue. Essa iniciativa foi ótima, pois facilita muito o acesso aos serviços de saúde”, pontua.

Nos três primeiros dias de funcionamento, o programa já realizou quase 500 atendimentos em suas frentes de atuação, que são: Saúde da Mulher (Reginaldo, Poço), Saúde Infantil (Jacintinho), Saúde Animal (Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Eustáquio Gomes, na Cidade Universitária), Saúde Mental e Saúde nas Grotas.

Como acessar os serviços?

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias. Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

Sobre o programa

A Prefeitura de Maceió deu início, na segunda-feira (8), às ações do Saúde da Gente, considerado o maior de saúde itinerante do Brasil. Com 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação e mais de 500 mil pessoas beneficiadas, o programa contempla nesta semana a população do Reginaldo (Poço), Jacintinho, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra (Cidade Universitária), e mais 10 grotas da cidade.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Assistência Social (Semas), o Saúde da Gente conta com atendimentos voltados à Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde Animal e Saúde Mental, com 40 psicólogos espalhados em oito Distritos Sanitários, além do Saúde nas Grotas, com ação em 10 locais.

As atividades do Saúde da Gente se concentram na Atenção Básica e na Média Complexidade.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.