Rua Aberta no Osman Loureiro atrai moradores para prática esportiva e lazer no Clima Bom

Espaço foi totalmente revitalizado e conta com futmesa, cestas de basquete e ambientes para caminhadas

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 08/10/2022 às 10:00
Rua Aberta no Osman Loureiro atrai moradores para prática esportiva e lazer no Clima Bom
Moradores aproveitam a proximidade da Rua Aberta de suas casas para fazer caminhada, praticar esporte e colocar as conversas em dia. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A nova ‘Rua aberta’, localizada no Conjunto Osman Loureiro, no bairro do Clima Bom, já está transformando o dia a dia de muitos moradores. O local que antes era utilizado como depósito de lixo foi revitalizado pela Prefeitura de Maceió para proporcionar diversão, esporte e lazer para toda a comunidade.

Todas as tardes, José Carlos, de 65 anos, coloca a roupa de treino e põe o tênis para caminhar ao redor da nova Rua Aberta da parte alta de Maceió. Ele reside há 36 anos no Conjunto Osman Loureiro e destaca algumas mudanças após a restauração.

“Aqui a gente não podia fazer nada e era muita bagunça. Eu costumava caminhar em outras praças mais longes daqui, muitas vezes não ia pelo cansaço. Agora, que está perto da minha casa, venho todo dia para cuidar da saúde. O ambiente é bem tranquilo, vejo os jovens brincando e também trago as minhas filhas e netos para me acompanharem na caminhada”, ressalta.

Carla e Cláudia Vieira, de 43 e 41 anos, são filhas do José Carlos. Elas afirmam que hoje têm outra visão do Osman Loureiro e parabenizam por toda a reestruturação feita na região.

“Essa rua saiu das trevas para a luz e à noite sentimos segurança para trazer as crianças, que geralmente ficam brincando no parquinho enquanto a gente caminha com nosso pai”, diz.  

José Carlos reside há 36 anos no Osman Loureiro e agora tem à sua disposição e de sua família a Rua Aberta para prática esportiva e de lazer. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
José Carlos reside há 36 anos no Osman Loureiro e agora tem à sua disposição e de sua família a Rua Aberta para prática esportiva e de lazer. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A obra foi entregue no dia 29 de setembro e fica ao lado de uma praça arborizada e do CMEI Leda Collor de Mello, garantindo também o divertimento para os estudantes da região.

Saiba mais - Idealizada pela Prefeitura de Maceió, Rua Aberta se torna espaço de convívio social no Osman Loureiro

O novo espaço é um atrativo para pessoas de todas as idades, seja pedalando, jogando vôlei, basquete, futmesa ou colocando em dia uma boa conversa.

Ingrid Paloma e Jonas Mateus são casados e moram há mais de 20 anos no Osman Loureiro. Eles costumam levar o filho Davi, de 2 anos, e os irmãos de Paloma para brincar. Jonas diz que o local estava sem vida, mas agora aproveita o momento com a família para passear.

“Essa rua era inabitável, tinha muito lixo e a população não passava por ela com medo de se contaminar. Hoje está um lugar diferente e irreconhecível, o projeto ficou muito bom e a gente ama ver as crianças jogando bola”.

A prática esportiva também é realidade na Rua Aberta do Clima Bom. Estevão Jerônimo, de 16 anos, confessa que o basquete é o esporte favorito dele e ficou empolgado para voltar a jogar quando viu o resultado da reforma.

“Desde pequeno tenho uma paixão pelo basquete, eu tive a oportunidade de conhecer o esporte na escola e achei muito legal. Só essa semana já vim três vezes jogar com meus amigos”, reforça.

Futmesa tem sido o esporte mais praticado na Rua Aberta no Osman Loureiro. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Futmesa tem sido o esporte mais praticado na Rua Aberta no Osman Loureiro. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Cuidados com os equipamentos – O gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, reforça que a população que mora nas comunidades, principalmente da parte alta, vem recebendo melhorias urbanas e espaços de lazer. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e que possam ocupar os locais de maneira respeitosa e inteligente.

Além de reforçar esses benefícios, ele lamenta que em pouquíssimo tempo o espaço tenha registrado a ação de vândalos.

“A Prefeitura de Maceió reforça que é preciso ter cuidado, atenção e responsabilidade, que sejamos vigilantes e se preciso for, filmem, fotografem e denunciem aquelas pessoas que fazem mau uso desses equipamentos, porque é o dinheiro público, do cidadão e do contribuinte que está sendo desprezado, jogado fora”.

Fábio ainda complementa que há um esforço muito grande por parte do município para entregar esses espaços. “Nos deparamos com a falta de sensibilidade e educação do cidadão que não reconhece o quanto a cidade está melhorando. Esse cuidado e zelo é uma das formas de agradecimento. A cidade deve ser cuidada como você cuida da sua casa, precisamos valorizar os espaços públicos como a extensão do nosso lar”.

Coordenada pela Zeladoria Municipal, o investimento na obra foi de R$ 150 mil reais. A transformação também teve parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (Sima).

Rua Aberta, no Osman Loureiro, bairro do Clima Bom. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Rua Aberta, no Osman Loureiro, bairro do Clima Bom. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h