Prefeitura transforma orla lagunar com ações que estão mudando o Vergel

Estão sendo desenvolvidas iniciativas para moradia digna, revitalização do bairro, sustentabilidade e geração de emprego e renda

Secom Maceió 20/01/2023 às 14:38
Prefeitura transforma orla lagunar com ações que estão mudando o Vergel
Prefeito JHC tem acompanhado de perto o desenvolvimento das ações que beneficiam os moradores do Vergel do Lago. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A orla lagunar, no Vergel do Lago, tem sido valorizada pela gestão do prefeito de Maceió, JHC, para potencializar ainda mais a capacidade econômica e social da região e das famílias que residem no local. Graças as ações como revitalização dos espaços de convívio social, construção do residencial Parque da Lagoa, preservação de um rico ecossistema e iniciativas que fomentam à geração de emprego e renda, o bairro passa por uma transformação nunca antes vista por seus moradores.

Nem precisa andar muito para vivenciar esta nova realidade no Vergel. Assim que chega à região lagunar, é possível se deparar com o residencial Parque da Lagoa, um conjunto habitacional que, ao final de sua obra, vai contemplar diretamente, mais de sete mil pessoas com moradia digna. Estas famílias, que viviam em condições precárias em barracos às margens da Lagoa Mundaú, já vislumbram novas oportunidades.

Em apenas dois anos de gestão do prefeito JHC, já foram levantados todos os 89 blocos que comportam 1.776 apartamentos. Eles começaram a ser construídos após o gestor encontrar o local ainda em processo de estruturação do terreno e conseguir a liberação dos recursos junto ao Governo Federal, dando celeridade aos serviços.

A obra, que conta com habitação e serviços de infraestrutura - como estacionamento, água e esgoto, calçada, dentre outros, está 77% concluída, e conta com 560 trabalhadores da comunidade. Somente na orla lagunar, mais de 2.800 pessoas estão beneficiadas com moradia própria no Parque da Lagoa.

Além da perspectiva de casa própria, há também a geração de emprego e renda. Na obra do Parque da Lagoa, por exemplo, trabalhadores atuam na construção do que será seu em breve. Por determinação do prefeito JHC, foi estabelecido um acordo com as empresas que têm obras junto à Prefeitura para priorizarem a contratação de profissionais que tenham endereço no entorno de onde as obras acontecem.

Amo a Lagoa – O lazer também está em paralelo ao desenvolvimento no Vergel do Lago. Moradores do bairro vivem uma nova realidade com mais conforto e segurança graças ao projeto da Prefeitura de Maceió – Amo a Lagoa –, que revitalizou os espaços de convivência para as famílias. Foram instalados parques para as crianças, futebol de mesa e pinturas em faixas para ciclistas, uma forma de valorizar quem reside na região da Lagoa Mundaú.

O espaço Amo a Lagoa também conta com o futmesa, um equipamento instalado pela Prefeitura de Maceió para a prática esportiva, que chama a atenção do público que compreende o jovem, bem como do adulto.

E quando o tema é iluminação pública, a Prefeitura de Maceió tem resultados expressivos na região. No Vergel, o prefeito JHC já autorizou a execução de obras para trocar as luminárias da Avenida Senador Rui Palmeira, a via principal da orla lagunar, que agora será totalmente em LED. Ao todo serão instaladas 196 luminárias em LED, com 220W de potência. A requalificação vai contemplar 6 km da via, do trecho entre o balanço até o Papódromo. A obra tem previsão para ser finalizada ainda este ano.

A região lagunar também é conhecida por sua riqueza no ecossistema. O local passou anos sem cuidados e com poucas ações que visam à sustentabilidade. No entanto, o prefeito não mediu esforços para implantar uma metodologia inovadora ao lançar o ecoboat para atuar na recuperação e limpeza da Lagoa Mundaú. São três equipamentos com capacidade de retirar, diariamente, uma tonelada de resíduos descartados de forma irregular.

O maior diferencial do ecoboat é o seu projeto de engenharia que contempla equilíbrio no centro de gravidade da embarcação e possibilita que a pá coletora, projetada na proa, alavanque e embarque um grande volume de resíduos.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860