Metodologia inovadora: Prefeitura lança ecoboat para atuar na limpeza da lagoa

Três embarcações dos ecoboats estão atuando diariamente na limpeza da Lagoa Mundaú

Niviane Rodrigues e Sthefane Ferreira/Secom Maceió 07/01/2023 às 11:59
Metodologia inovadora: Prefeitura lança ecoboat para atuar na limpeza da lagoa
Equipamento tem retirado, diariamente, uma tonelada de resíduos da lagoa Mundaú. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou neste sábado (07) a nova tecnologia que vai atuar na recuperação e limpeza da Lagoa Mundaú. Os três ecoboats trabalham na limpeza da lagoa e retiram, diariamente, uma tonelada de resíduos descartados de forma irregular.

“É um trabalho de inovação para preservar nosso meio ambiente. Durante muito tempo houve muita omissão por parte de antigas gestões, e por isso os resíduos eram descartados de forma irregular. O ecoboat tem uma capacidade muito grande e esses resíduos voltam para nossos catadores que dão o destino ideal. É importante também a conscientização dos moradores para que descartem os resíduos da forma correta”, destacou o prefeito.

O maior diferencial do ecoboat é o seu projeto de engenharia que contempla equilíbrio no centro de gravidade da embarcação e possibilita que a pá coletora, projetada na proa, alavanque e embarque um grande volume de resíduos. A implantação do equipamento, que está em caráter experimental, tem o objetivo de recolher o lixo descartado de forma irregular.

Wilson Feitosa, responsável pela empresa que administra o ecoboat, explicou como tem funcionado o trabalho em Maceió.

“Fazemos toda a remoção do resíduo flutuante em águas paradas. O ecoboat tem um peso de aproximadamente quatro toneladas e tem capacidade para coletar de três a quatro metros cúbicos de resíduos. O prefeito trouxe o modelo com a preocupação ambiental e quando apresentamos nosso projeto chamou a atenção dele e viu que era a solução que tinha para recuperar essa lagoa”, explicou.

Desde que começou o trabalho, no início de dezembro, o equipamento tem retirado em média uma tonelada de resíduos da lagoa. A implantação do equipamento vai fortalecer ainda mais os cuidados com a cidade de Maceió.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias, destaca a felicidade em desenvolver o projeto na capital alagoana. “Essa ideia do prefeito de proteger o meio ambiente é uma bandeira dele desde sempre. Graças a Deus conseguimos desenvolver esse projeto. Trouxemos três embarcações com pessoas experientes para contribuir ainda mais no nosso trabalho de recuperação da lagoa”, disse.

Participação da comunidade

Com os novos equipamentos, a equipe responsável tem treinado os moradores da comunidade do Vergel do Lago para que possam trabalhar na retirada de resíduos da lagoa.

Dessa forma, os moradores também vão contribuir com a limpeza do local onde vivem. Além disso, os materiais reciclados são encaminhados para as cooperativas do Vergel para que seja dada a destinação correta do material.

Cristiana Viana trabalha na Coopmundaú, que é formada por cooperados do Vergel. Ela conta da importância do apoio da Prefeitura de Maceió no trabalho desenvolvido por eles.

“Esse momento é muito importante porque estamos trabalhando para melhorar a situação da natureza. Não adianta querer limpar o meio ambiente se não tira uma garrafa de dentro da lagoa e não limpa o que é preciso. Nós temos muito apoio da Prefeitura e somos muito gratos ao prefeito JHC, e com a ajuda dele, só temos a crescer”, afirmou.

Metodologia inovadora: Prefeito JHC lança ecoboat para atuar na limpeza da lagoa
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860