Famílias têm direito à moradia própria em Maceió e se distanciam da vulnerabilidade social

Prefeitura de Maceió vem entregando residenciais, promove transformação social e beneficia mais de 3.580 famílias

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 21/10/2022 às 14:44
Famílias têm direito à moradia própria em Maceió e se distanciam da vulnerabilidade social
Habitação popular é uma nova realidade para as famílias que estão residindo em apartamentos próprios. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

“Bato no peito com orgulho e hoje eu digo que moro em um palácio”. O relato é de Cícero Alcides, de 54 anos, que teve a vida transformada ao ser contemplado com um dos apartamentos no Parque da Lagoa, no Vergel, margeado pela Lagoa Mundaú. Desde o início da gestão do prefeito de Maceió, JHC, a moradia é tratada como política prioritária para reduzir, cada vez mais, o déficit habitacional na capital alagoana.

Cícero é casado com Andréa da Silva, de 53 anos. Eles receberam a chave em julho de 2022, mas antes moravam em uma situação precária na beira da lagoa.

“O espaço era curto, não tinha banheiro e fazíamos as necessidades em sacos, baldes e garrafas. A nossa segurança era Deus porque a porta da nossa casa era um lençol. Para dormir, toda noite a gente colocava o mosquiteiro para se proteger dos mosquitos, baratas, escorpiões e ratos”, relembra Cícero.

A vida de Cícero e Andréa foi transformada e hoje eles residem em um apartamento que possui 45 metros quadrados distribuídos em cinco cômodos, que são sala, banheiro, área de serviço e dois quartos. Além disso, os beneficiários também têm acesso à água potável encanada e a área de lazer com parquinhos, bancos e espaço para caminhada, melhorando a qualidade de vida e o lazer de quem reside por lá.

“Estamos em um ambiente seguro, limpo e nossa família vive dias melhores e de paz. Hoje podemos dizer que temos um banheiro com bacia sanitária, chuveiro e uma porta de entrada. A gente também aproveita esse espaço de lazer maravilhoso para caminhar até a Rua Aberta e ficamos lá embaixo conversando com os vizinhos enquanto tem crianças brincando”, complementa Cícero.

André da Silva e Cícero Alcides moram no Parque da Lagoa, no Vergel do Lago, desde julho deste ano. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
André da Silva e Cícero Alcides moram no Parque da Lagoa, no Vergel do Lago, desde julho deste ano. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Somente na orla lagunar, mais de 2.800 pessoas estão beneficiadas com moradia própria no Parque da Lagoa. O empreendimento habitacional vai abrigar mais de 7 mil moradores da região.

Desde o início da gestão, a Prefeitura de Maceió já realizou o sonho da casa própria de mais de 3.580 famílias moradoras de áreas de risco e em situação de vulnerabilidade social, identificadas pela Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e cadastradas pela Secretaria-adjunta de Habitação Popular.

Ao todo, segundo dados da Secretaria-adjunta de Habitação Popular, mais de 12 mil maceioenses já realizaram o sonho da casa própria com as entregas dos apartamentos do Alamedas da Pajuçara, Alamedas do Pontal, Oiticica 1 e Oiticica 2, erguidos no Benedito Bentes. As construções habitacionais têm contrapartida da Prefeitura de Maceió e recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal.

Do Vergel ao Benedito – Foi na Favela do Arroz, no Vergel do Lago, que Eliete Mendonça, de 53 anos, infelizmente foi vítima de uma enchente e acabou perdendo todos os seus móveis, após anos trabalhando arduamente como marisqueira.

Hoje, ao lado do marido, Eliete reside no Alamedas Jatiúca, no Benedito Bentes. O apartamento tem sala, banheiro, área de serviço e dois quartos, uma realidade completamente diferente da qual vivia.

“Foi a pior coisa da minha vida, perdi duas camas, armário e geladeira. Morava em um barraco sem condições. Eu almoçava na porta de casa, pois o mau cheiro impregnava todo o local. Também convivíamos diariamente com moscas, baratas e mosquitos. Vivíamos na lama”, comenta Eliete Mendonça.

A rotina da agora ex-marisqueira já se transformou devido à nova morada. No local, Eliete montou uma barraquinha para vender lanches e consegue uma renda para pagar as contas e ajudar em casa.

“Além de a Prefeitura de Maceió proporcionar uma nova moradia, aproveitei a oportunidade para ter uma renda extra. Montei uma barraquinha, vendo coxinha, pastel e batata frita. Com o dinheiro que consigo, ajudo nas contas. A realidade mudou. Consigo me alimentar bem, almoço sem moscas e ratos e durmo tranquilamente todos os dias”, comemora.

Eliete Mendonça morava na Favela do Arroz e hoje reside no Alamedas Jatiúca, no Benedito Bentes. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Eliete Mendonça morava na Favela do Arroz e hoje reside no Alamedas Jatiúca, no Benedito Bentes. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Lugar seguro e abençoado - Em fevereiro deste ano, Maria dos Santos passou a morar no Alamedas do Pontal, também no Benedito Bentes. Ao lado da filha Micaelle, ela está vendo uma transformação social que há tempos era esperada. Já houve momentos em que a fé por dias melhores foi perdida, no entanto Maria e Micaelle residem agora em um apartamento seguro.

“Quando morei na beira da lagoa, me sentia desvalorizada e sem esperança de que algo de bom fosse acontecer. Moro em um apartamento seguro, abençoado e consigo criar a minha filha bem melhor. Quero lhe dar um futuro e que ela cresça em um ambiente seguro e aproveite muito a sua infância ao lado de outras crianças por aqui. Muitas vezes me preocupava com ela, pois não deixava que ela saísse de casa por residirmos em um local que infelizmente não era seguro”, lembra Maria dos Santos.

Micaelle, filha de Maria, está vivenciando um período mais seguro tanto para morar quanto para se desenvolver. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Micaelle, filha de Maria, está vivenciando um período mais seguro tanto para morar quanto para se desenvolver. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Esperança renovada – Durante a solenidade de entrega dos apartamentos do Parque da Lagoa, o prefeito de Maceió, JHC, destacou que a política habitacional desenvolvida pela Prefeitura renova as esperanças dos moradores.

“Esses apartamentos que estamos entregando são sonhos de uma vida inteira. As pessoas já estavam sem esperança, e quando a gente vê a transformação social no Vergel e no Benedito Bentes, compartilhamos a felicidade de retirar as famílias que viviam em condições precárias e de vulnerabilidade e beneficiá-las com novas moradias, em apartamentos seguros, com sala, banheiro, sala, água potável e uma estrutura de lazer”, ressaltou o prefeito.  

Prefeito JHC durante a entrega dos apartamentos no Alamedas Pajuçara, no Benedito Bentes. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Prefeito JHC durante a entrega dos apartamentos no Alamedas Pajuçara, no Benedito Bentes. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A política para reduzir o déficit habitacional em Maceió tem continuidade. Estão em construção mais de três mil unidades habitacionais que estão sendo erguidas no Santos Dumont, Santa Amélia, Benedito Bentes e no Vergel do Lago.

Histórico - Prefeito JHC entrega 1.120 residências e destaca realização de sonhos das famílias

Prefeito JHC entrega 480 apartamentos do Alamedas da Pajuçara e garante moradia digna às famílias

Prefeito JHC entrega chaves de 960 apartamentos e garante moradia para famílias afetadas pelas chuvas

Prefeitura de Maceió já realizou o sonho da casa própria de mais de 3,5 mil maceioenses

Moradores do Vergel trabalham em obras do Parque da Lagoa e planejam mudança de vida

Prefeitura de Maceió já realizou o sonho da casa própria de 3.100 famílias

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350