Prefeitura entrega chaves de 960 apartamentos e garante moradia para famílias afetadas pelas chuvas

Gestor reforçou ainda uma série de medidas para minimizar sofrimento de famílias afetadas pelas chuvas

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 04/07/2022 às 20:35
Prefeitura entrega chaves de 960 apartamentos e garante moradia para famílias afetadas pelas chuvas
A entrega garantirá que moradores que foram afetados pelas fortes chuvas e viviam em áreas de risco tenham moradia digna. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, entregou nesta segunda-feira (04), as chaves de 960 apartamentos dos Alamedas Farol e Jatiúca, no Benedito Bentes. A entrega garantirá que moradores que foram afetados pelas fortes chuvas e viviam em áreas de risco tenham moradia digna. O prefeito JHC destacou as ações que vêm sendo feitas para minimizar os impactos causados neste período chuvoso.

“Os conjuntos habitacionais são fundamentais para tirar essas famílias da vulnerabilidade. Boa parte dos moradores que estão aqui pegando suas chaves moram em áreas de risco ou são da área lagunar. Maceió foi a capital que mais choveu, mas fizemos trabalho preventivo, e graças a Deus não tivemos óbitos”, disse o prefeito.

Cada unidade dos Alamedas tem uma área total de 43 m² e é formada por cozinha, sala, banheiro e dois quartos. Os novos moradores terão à disposição uma área de lazer, com brinquedos infantis espalhados nas dependências do complexo, quadras de esportes, salão de festas, bicicletário e ciclovia.

Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Fábio Riquelme, era morador da orla lagunar e foi um dos contemplados. Ele conta do sonho de ter uma moradia digna. “Lá está horrível, ninguém entra, ninguém sai. Isso aqui é um sonho pra mim, eu tinha um sonho de ficar num lugar mais seguro”, contou.

Além da entrega dos apartamentos, o prefeito também visitou o Abrigo Municipal, no Jaraguá. Na ocasião, o gestor acompanhou de perto a situação das 45 famílias que estão no local.

Prefeito JHC também visitou desabrigados no Abrigo Municipal, em Jaraguá. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC também visitou desabrigados no Abrigo Municipal, em Jaraguá. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Auxílios para famílias atingidas

Com o transbordamento da Lagoa Mundaú, diversas famílias da área lagunar ficaram desabrigadas. Com isso, a Prefeitura de Maceió montou uma força-tarefa para dar auxílio necessário a essas pessoas.

Já são 12 equipamentos públicos que estão servindo de abrigos com o apoio de órgãos municipais que têm minimizado o sofrimento desses moradores. O prefeito JHC também anunciou um auxílio emergencial que vai de R$500 a R$3 mil para as famílias afetadas, e ampliação do aluguel social. Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) já iniciaram as entrevistas nos abrigos para cadastramento no aluguel social.

Além disso, na manhã desta segunda (04), o gestor se reuniu com os ministros da Cidadania, Daniel Ferreira, do Desenvolvimento Territorial, Ronaldo Bento, e do secretário Nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, para buscar apoio e minimizar os danos das famílias.

“Não estamos perdendo nenhuma oportunidade de ajuda. Estamos catalogando todos os danos para junto com o Governo Federal, trabalhar na recuperação dessas áreas”, disse JHC.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860