Empreendedores conseguem aumento nas vendas após qualificação do Emprega Jovem MCZ

Iniciativa da Prefeitura de Maceió em parceria com o Senai beneficia profissionais em toda a capital

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 04/05/2023 às 11:19
Empreendedores conseguem aumento nas vendas após qualificação do Emprega Jovem MCZ
Lucineide Ferreira não hesitou em aproveitar a oportunidade de cursar, gratuitamente, uma especialização em confeitaria. Alisson Frazão / Secom Maceió

O programa Emprega Jovem MCZ, iniciativa da Prefeitura de Maceió em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem se comprovado como um importante auxílio de qualificação a quem procura oportunidades de se especializar profissionalmente na capital.

Mais uma prova do resultado deste engajamento da gestão do prefeito JHC em investir na capacitação profissional pode ser vista nos bairros e comunidades, resultado de um esforço pessoal aliado ao entendimento da Prefeitura de ampliar as oportunidades em Maceió.

No Vergel do Lago, região lagunar da capital, reside Lucineide Ferreira, qualificada pelo Emprega Jovem MCZ, e empreendedora. Formada este não, ela não tinha condições financeiras de se aperfeiçoar no curso de confeiteira e não hesitou em se inscrever no programa.

As aulas foram fundamentais para que Lucineide aperfeiçoasse o seu trabalho e agora não perde a chance de expandir as suas receitas.

“Para mim, como mulher e empreendedora, o curso veio em uma boa hora. Quem tem negócios em Maceió, sabe o quanto era difícil se qualificar, mas esta realidade está mudando graças as ações do prefeito JHC em incentivar programas como o Emprega Jovem MCZ. Eu precisava me aprimorar e foi perfeito por ser gratuito. Sempre tive vontade de fazer curso de confeitaria, mas não cabia no meu orçamento porque são cursos caros. Melhorou muito a minha vida”, afirma.

Lucineide Ferreira trabalha há mais de 20 anos com bolos, tortas, doces e salgados. Há dois anos ela abriu uma fábrica de bolos no Vergel, a Bellos Bolos. “O bolo de macaxeira, por exemplo, não estava saindo muito aqui. Com o aprendizado no curso, decidi voltar a fazer este bolo e tem dado muito certo. Somente o bolo de macaxeira, consigo vender mais de cinco por dia”, complementa.

Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Se a qualificação deu certo para empreendedores no Vergel, no bairro da Serraria, parte alta de Maceió, os resultados do Emprega Jovem MCZ são um sucesso. Após concluir o curso de confeiteiro e padeiro, Rosangela Tavares, que trabalha em sua casa, triplicou as encomendas.

“Aprendemos técnicas que achávamos que sabíamos. Tem toda uma produção de como fazer e isso nos faz aumentar ainda mais nossa renda, pois entregamos um produto com mais qualidade.  O curso de padeiro, por exemplo, aprendi a saborizar algumas massas. Antes, usava cenoura e, hoje, uso milho, beterraba, coentro e outros. Por esse motivo, aumentei a minha produtividade, agreguei valor ao meu produto e as encomendas triplicaram”, ressalta a empreendedora que atua nesta área há mais de 12 anos.

Tanto Lucineide quanto Rosangela não gostam de desperdiçar oportunidades. Mais um exemplo da determinação das empreendedoras é que elas já estão inscritas no Banco da Mulher, mais um programa da Prefeitura de Maceió, que que motiva o empreendedorismo feminino através da bolsa-auxílio de até R$ 3.600,00 destinada à compra de insumos e equipamentos, a exemplo da masseira e mexedeira que elas pretendem comprar.

Sobre o Emprega Jovem MCZ

Formação do Emprega Jovem MCZ prepara alunos para o mercado de trabalho em Maceió

Prefeito JHC entrega certificados para mais de 700 maceioenses qualificados pelo Emprega Jovem MCZ

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.