Formação do Emprega Jovem MCZ prepara alunos para o mercado de trabalho em Maceió

Eles receberam certificados dos cursos de confeitaria, elétrica automotiva, assistente administrativo, padeiro, almoxarife e outros

Maria Maia e Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 25/03/2023 às 08:50
Formação do Emprega Jovem MCZ prepara alunos para o mercado de trabalho em Maceió
Aos 23 anos, Wesley da Silva recebeu pela primeira vez um certificado profissionalizante. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Oportunidade, conhecimento, crescimento pessoal e profissional. Nesta sexta-feira (24), cerca de 800 alunos participaram da formatura do Emprega Jovem MCZ, no auditório do Senai, no bairro do Poço. O programa tem idealização da Prefeitura de Maceió, conta com a parceria do Senai, e já se consolida na multiplicação das políticas públicas de profissionalização e geração de emprego e renda para os jovens, além de fomentar o empreendedorismo na capital.

A oferta dos mais de 20 cursos profissionalizantes gratuitos, que tiveram duração de dois meses, visam a qualidade profissional e o desenvolvimento social e econômico da juventude, uma vez que são capacitados por meio de professores totalmente qualificados.

Para o secretário da Juventude, Rodolfo Barros, o programa Emprega Jovem MCZ proporciona uma nova qualidade de vida e esperança para a juventude ociosa da capital que precisa de oportunidade.

“Através do Emprega Jovem a gente recruta essa juventude que precisa de oportunidade, emprego e renda, além de profissionalizar de forma gratuita em diversos cursos e áreas com estrutura e profissionais qualificados. Hoje, na sexta etapa, são quase 800 alunos que encerram esse ciclo e vão receber os certificados para serem encaminhados ao mercado de trabalho junto com o Senai, o Sine e outros parceiros”, esclareceu Rodolfo.

Welton Barbosa, gerente do Senai, afirma que o olhar da prefeitura de Maceió e da gestão do prefeito JHC para a geração de emprego e renda proporciona um aumento da circulação na economia do município e qualidade profissional para a juventude.

“O programa é de grande importância para a qualificação profissional dos jovens, a consequência quando se tem uma boa formação é que as pessoas consigam buscar novos empregos, novas profissões ou se aperfeiçoar em uma profissão que já atua. O jovem que está participando desta formação está pronto para atuar em uma ocupação com excelência e vamos ter um aumento e circulação na economia do município”, disse Barbosa.

Durante a solenidade, Eshilley Paulino, aluna da turma de elétrica automotiva, reforça a importância das mulheres no mercado de trabalho e agradece ao prefeito JHC pela oportunidade. “Posso dizer que foi o curso mais assertivo que eu poderia fazer, não é tão comum ver mulheres nessa área, mas eu fiz o curso e estou mais apaixonada. Os professores são excelentes, o ensino foi maravilhoso e quero me aprofundar cada vez mais”.

Aos 23 anos, Wesley da Silva recebeu pela primeira vez um certificado profissionalizante. Ele conta que sempre acompanha as redes sociais da Prefeitura de Maceió em busca de oportunidades. “Lembro que vi a publicação e cheguei às 5h para realizar a inscrição no curso de elétrica automotiva, agregou muito na minha vida profissional e pessoal, esse projeto tem que alcançar mais pessoas. Foi a primeira vez que participei e sei que vai salvar o meu futuro e de muitos outros jovens”.

Claudefesson Alex é professor da área automotiva há 10 anos e afirma que o melhor prêmio durante o processo acadêmico é ver os alunos recebendo os certificados de conclusão do curso e saber que estão prontos para o mercado de trabalho. “Saber que isso tudo é fruto do conhecimento que adquiri durante a minha trajetória e pude compartilhar com eles, é muito gratificante. Sinto que eles estão prontos para o mercado”, concluiu Alex.

SEMGE

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio

Rua Pedro Monteiro, 5 - Centro.
CEP 57020-150 // Telefone: (82) 3312-5000
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.