Prefeitura anuncia 72% de conclusão do Parque da Lagoa, no Vergel

Obra é marco histórico para Maceió e garante habitação digna a famílias que viviam às margens da Lagoa Mundaú

Niviane Rodrigues / Secom Maceió 25/10/2022 às 09:55
Prefeitura anuncia 72% de conclusão do Parque da Lagoa, no Vergel
Prefeito JHC tem acompanhado de perto o desenvolvimento das obras no Parque da Lagoa, que já contempla famílias da região no Vergel do Lago. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió JHC anunciou nesta segunda-feira (24) que o residencial Parque da Lagoa está com 72% das obras concluídas. Considerado um marco histórico para a capital, o investimento assegura dignidade social a quem antes habitava em barracos improvisados às margens da Lagoa Mundaú, no bairro Vergel do Lago. Famílias já contempladas com os primeiros imóveis desfrutam de uma mudança total em suas vidas, graças à política adotada por JHC como prioridade na gestão.

O prefeito lembra, ainda, que ao assumir a gestão na capital, a região onde atualmente está localizada o Parque da Lagoa estava tomada pelo lixo e o ambiente era propício à continuidade da vulnerabilidade social.

“Esses apartamentos são sonhos de uma vida inteira. As pessoas já estavam sem esperança, e quando a gente vê a transformação do Vergel, a gente faz questão de compartilhar. Hoje já concluímos 72% da obra e vamos seguir em ritmo acelerado para que em breve todo o Parque da Lagoa seja entregue, garantindo dignidade às famílias que antes moravam em condições precárias”, disse JHC.

Para o gestor da capital alagoana, o tempo em que moradores enfrentavam bichos de pé à beira da lagoa, está cada vez mais distante. “Todo sonho começa com o primeiro passo, e estamos dando esse primeiro passo. Só quem viveu tudo isso sabe, passa um filme na nossa cabeça. É mudança, é virada de chave”, afirmou o prefeito.

Saiba mais - Famílias têm direito à moradia própria em Maceió e se distanciam da vulnerabilidade social

De acordo com os dados repassados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a obra do Parque da Lagoa tem 89 prédios, destes, 61% já estão com acabamentos em cerâmica.

Crianças têm o seu local de lazer a brincadeiras no Parque da Lagoa. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió
Crianças têm o seu local de lazer a brincadeiras no Parque da Lagoa. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

Sobre a obra – O Parque da Lagoa vai abrigar mais de 7 mil moradores da região, que fazem parte do levantamento habitacional, realizado pela Prefeitura em 2019. A construção está orçada em R$ 140 milhões em recursos federais do programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Os 1.776 apartamentos do complexo serão ocupados pelas famílias da comunidade. As demais, porém, estão sendo alocadas em outros habitacionais: mais de 500 já estão morando nos Oiticica 1, Oiticica 2 e nos Alamedas, no Benedito Bentes.

Cada apartamento possui 45 metros quadrados, que são distribuídos em cinco cômodos, que são sala, banheiro, área de serviço e dois quartos.

No Parque da Lagoa, os moradores têm acesso à água potável encanada, algo que boa parte das pessoas das comunidades Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca não tinham até então. Além de promover a moradia, a comunidade local está empregada na construção do residencial. A obra conta com aproximadamente 450 funcionários, sendo 60% de trabalhadores nativos da orla lagunar.

Parque da Lagoa está com obras avançadas e vai beneficiar mais famílias da região lagunar. Foto: Davysson Mendes / Secom Maceió
Parque da Lagoa está com obras avançadas e vai beneficiar mais famílias da região lagunar. Foto: Davysson Mendes / Secom Maceió

Histórico - Prefeito JHC entrega 1.120 residências e destaca realização de sonhos das famílias

Prefeito JHC entrega 480 apartamentos do Alamedas da Pajuçara e garante moradia digna às famílias

Prefeito JHC entrega chaves de 960 apartamentos e garante moradia para famílias afetadas pelas chuvas

Prefeitura de Maceió já realizou o sonho da casa própria de mais de 3,5 mil maceioenses

Moradores do Vergel trabalham em obras do Parque da Lagoa e planejam mudança de vida

Prefeitura de Maceió já realizou o sonho da casa própria de 3.100 famílias

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860