DMTT orienta como solicitar parceria para confecção de credenciais de estacionamento especial

Serviço também possibilita cadastro para emissão de cartões Vamu Especial e Especial com Acompanhante

Ascom DMTT 25/05/2023 às 10:12
DMTT orienta como solicitar parceria para confecção de credenciais de estacionamento especial
Foto: Ascom DMTT

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió dispõe de uma série de serviços voltados para pessoas em tratamento de alguma patologia; com autismo; idosos e pessoas com deficiências. Entre essas atividades está a emissão de credenciais de estacionamento especiais e o cadastro para emitir cartões Vamu Especial e Especial com Acompanhante.

O setor responsável por algumas dessas ações é a Divisão de Cadastros (Dicac), que disponibiliza um endereço de e-mail para que associações ou órgãos possam solicitar parcerias para a execução dos serviços citados.

"Trabalhamos com atendimento e nosso público é, em sua maioria, de pessoas com necessidades especiais. Daí, alguns órgão solicitam um trabalho conjunto e servem como ponte para que os nossos serviços se tornem ainda mais acessíveis", pontuou Michelly Amâncio, assessora da Dicad. "Para requisitar a parceria, o representante da associação ou projeto pode enviar um e-mail para o endereço dicad@smtt.maceio.al.gov.br, e explicar a sua demanda. Iremos avaliar e dar prosseguimento a partir do que for definido", completou.

Uma das instituições parceiras do DMTT é a Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA), com sede no bairro Jatiúca, e que recebeu a visita de profissionais da Dicad. Na ocasião, foram entregues 11 credenciais de estacionamento para pessoas com autismo. Também foram discutidas ideias para possíveis ações voltadas para esse público, sempre pensando na inclusão e em dar melhores condições nos serviços ofertados pelo órgão municipal, seja no transporte coletivo ou no próprio DMTT.

Para a coordenadora da AMA, Silvia Cristiane Costa, a parceria entre a Associação e o DMTT é de extrema importância. "Possibilitar mais conhecimento ao órgão de trânsito sobre as adaptações necessárias para melhorar o serviço oferecido, como também facilitar o acesso aos benefícios para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Sempre bom ressaltar e agradecer essa tratativa, e poder contar com o DMTT", pontuou.

Uma parceria importante para possibilitar mais conhecimento ao órgão sobre as adaptações necessárias para melhorar o serviço oferecido, como também facilitar o acesso aos benefícios para pessoas com TEA e seus familiares.

Em maio, a equipe da Divisão de Cadastros do DMTT realizou uma triagem diagnóstica na sede da Justiça Federal de Alagoas, voltada para famílias de baixa renda com pessoas com TEA. Foi a segunda participação consecutiva do órgão municipal de Trânsito no evento. Foram realizados 24 atendimentos, sendo entregues 16 credenciais de estacionamento para vagas especiais e realizadas oito triagens para o passe livre do cartão VAMU especial para pessoas com autismo.

Outras atividades

Em janeiro deste ano, o DMTT - então SMTT - lançou a campanha "Dê Lugar ao Respeito", que visa conscientizar sobre o uso correto do assento preferencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) nos ônibus da capital. As cadeiras também são reservadas para gestantes, pessoas com deficiência, obesas, com bebês ou crianças de colo e idosos. A iniciativa é fruto da parceria do órgão municipal com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Maceió (Sinturb), o Sest-Senat e a Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA).

Leia mais

Pessoas com autismo recebem credenciais de estacionamento para vagas especiais (clique aqui)

SMTT lança campanha de conscientização das cadeiras preferenciais nos ônibus de Maceió (clique aqui)

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.