SMTT lança campanha de conscientização das cadeiras preferenciais nos ônibus de Maceió

Com o lema "Dê lugar ao respeito", iniciativa é uma parceria da SMMT com Sinturb, Sest-Senat e AMA

Ascom SMTT 27/01/2023 às 15:44
SMTT lança campanha de conscientização das cadeiras preferenciais nos ônibus de Maceió
Campanha conscientiza sobre assentos preferenciais em coletivos da capital. Foto: Evinho Silva/Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) lançou, nesta sexta-feira (27), a campanha "Dê Lugar ao Respeito", que visa conscientizar sobre o uso correto do assento preferencial para pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA) nos ônibus da capital. As cadeiras também são reservadas para gestantes, pessoas com deficiência, obesas, com bebês ou crianças de colo e idosos.

A inicitiva é fruto da parceria do órgão municipal com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Maceió (Sinturb), o Sest Senat e a Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA).

O setor da Divisão de Cadastros da SMTT Maceió possui 458 usuários cadastrados com o Cartão Vamu Especial. Em cada veículo do transporte público há uma média de seis assentos preferenciais destinados a estes públicos, que são identificados com a cor amarela. Nos coletivos existem espaços reservados para cadeirantes e outros tipos de deficiência.

"Essa campanha tem como objetivo atender a pessoas com o espectro autismo e seus familiares. Buscamos a conscientização de toda a sociedade, e assim, conseguir um atendimento plural no transporte público de passageiros de Maceió. Nossa meta é garantir um tratamento digno. Movimentos como esse ajudam, e muito, para que todos recebam um serviço de qualidade", destacou o diretor da SMTT Maceió, Glauco Oliveira.

A campanha promove a capacitação dos profissionais que atuam na direção dos veículos, além da adesivação nos coletivos com a inclusão do símbolo do TEA.

"Já realizamos a capacitação dos motoristas. Desde o ano passado, estamos com uma atenção especial às pessoas com TEA. É uma campanha extremamente importante e o curso de capacitação, que tem duração de 20 horas, conta com a participação de um representante da SMTT. Assim, podemos ter profissionais cada vez mais preparados para atuar com os mais diversos públicos", destacou a diretora do Sest-Senat, Daniele Madeiro.

A coordenadora da AMA, Silvia Cristiane Costa, enfatizou a importância de campanhas como a "Dê Lugar ao Respeito", já que a iniciativa promove a inclusão.

"Esse tipo de sinalização faz com que a pessoa consiga estar ali, com mais conforto e diminuindo os preconceitos. Acaba sendo um trabalho realizado com a sociedade em geral", informou.

DMTT

Departamento Municipal de Transportes e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829 - Tabuleiro do Martins
CEP 57061-000 // Telefone: (82) 3312-5330.
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.