Moradores do Vergel do Lago são beneficiados com educação ambiental realizada pela Prefeitura de Maceió

Em dois dias de atividade, mais de mil pessoas foram orientadas

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 10/03/2022 às 09:48
Moradores do Vergel do Lago são beneficiados com educação ambiental realizada pela Prefeitura de Maceió
Moradores do Vergel são beneficiados com educação ambiental realizada pela Prefeitura de Maceió. Foto: Ascom Sudes

Com o intuito de preservar uma área conhecida pelo descarte irregular realizado pela população nativa, a Prefeitura de Maceió executou mais uma atividade de educação ambiental no bairro do Vergel do Lago, na orla lagunar da capital, para orientar residentes e comerciantes de forma sustentável. A ação ocorreu nessa quarta (9) e quinta-feira (10).

A atuação dos educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) na região faz parte do projeto "Eu Amo a Lagoa". Somente este ano, já aconteceram três ações de educação ambiental no Vergel do Lago, beneficiando, ao todo, mais de 4 mil pessoas que residem ou transitam no logradouro.

A ação ocorreu nas manhãs desta quarta (9) e quinta-feira (10). Foto: Ascom Sudes
A ação ocorreu nas manhãs desta quarta (9) e quinta-feira (10). Foto: Ascom Sudes

Além disso, a Prefeitura de Maceió já levou diversos benefícios para a orla lagunar, como a revitalização de áreas de convívio e a instalação de um balanço gigante de madeira com 5 metros de altura.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, explica que o trabalho no local deve ser regular, pois o índice de descarte irregular é grande.

"Em nosso mapeamento, o Vergel do Lago aparece com diversos pontos crônicos de despejo inadequado. A Prefeitura está mudando essa realidade, revitalizando áreas e dando outra vida ao bairro. A educação ambiental também faz parte desse processo, ensinando como preservar os espaços públicos e orientando sobre os benefícios de descartar seu resíduo da forma correta", disse.

Claudionor Silva fiscaliza seus vizinhos em relação ao descarte de lixo. Foto: Ascom Sudes
Claudionor Silva fiscaliza seus vizinhos em relação ao descarte de lixo. Foto: Ascom Sudes

Claudionor Silva, é morador da região há mais de cinco anos, comemora a mudança e conta que fiscaliza seus vizinhos quanto ao descarte de resíduos.

"A Prefeitura está fazendo coisas ótimas aqui no bairro, todos estão felizes com essa mudança. As pessoas que moram aqui devem cuidar disso e não jogar mais lixo nas ruas e praças. Eu sempre fico vigiando meus vizinhos e pedindo para que façam o correto", afirma.

A atividade contou com a participação de cerca de 20 educadores, incluindo os menores aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.

Outros serviços

A Superintendência tem realizado, desde o começo de janeiro, a limpeza da orla lagunar. Já são mais de 600 toneladas, provenientes do descarte irregular, de resíduos retiradas da região. Ademais, o órgão tem realizado a poda das árvores dos canteiros do bairro, evitando acidentes com carros e pedestres que circulam no local.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h