Orla lagunar ganha balanço gigante de madeira com 5 metros

Moradores aprovaram a novidade e já aproveitam o local para confraternizar com a família ou amigos

Deborah Freire/Secom Maceió 18/02/2022 às 16:00
Orla lagunar ganha balanço gigante de madeira com 5 metros
Balanço terminou de ser instalado nesta quinta-feira (17). Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

De dia ou à noite, a orla lagunar de Maceió não é mais a mesma. Quem passa pela região agora vê outro cenário, ocupado por moradores, de todas as idades, que aproveitam o espaço revitalizado e, agora, com o atrativo de um balanço gigante.

O equipamento começou a ser montado no dia 16, mas só na quinta (17), os trabalhos foram concluídos, após a finalização com a placa “Maceió é Massa”. Antes de estar pronto, o equipamento já foi motivo de folia entre as crianças do bairro.

O balanço tem 5 metros de altura e foi montado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) com madeira de eucalipto sustentável.

Ele está instalado no jardim, que foi construído em um espaço antes tomado por lixo, no início da orla lagunar, próximo à Cambona. Após a limpeza e retirada de todos os resíduos, a área recebeu grama e dois canteiros de acesso à lagoa, além de uma quadra de areia para a prática de beach tênis e outras atividades esportivas.

Kate levou a família para ver a lagoa que ela viveu na infância. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Kate levou a família para ver a lagoa que ela viveu na infância. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Quem gostou da novidade foi Kate Alves Cavalcante. Ela conheceu a região ainda criança, quando o avô a levava para brincar na orla lagunar. Hoje, a mãe de Kate é moradora da região, e ela aproveita para levar os filhos para conhecer a nova paisagem.

“Estou trazendo meus filhos para eles verem o que eu vi. Meu avô, quando eu era criança, trazia a gente pra cá. Acho maravilhosa a valorização desse espaço, porque aqui era um local abandonado. Até então não tinha um governante que tivesse visto aqui e realmente fizesse uma mudança como está sendo feita”, comemora.

Wilma Lourenço concorda com Kate. Ela diz que os moradores merecem as ações que a Prefeitura está realizando por lá. “A gente que tem uma orla lagunar maravilhosa como essa merece ser valorizada. Com esse balanço e com esse projeto maravilhoso, a população está adorando, principalmente as crianças, que merecem esse lazer. Nós merecemos”, ressalta.

Grupo de influenciadores digitais aproveita cenário para gravar dança. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Grupo de influenciadores digitais aproveita cenário para gravar dança. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

O espaço está tão valorizado que teve até gravação de dança pelos influenciadores digitais Liedson Mello, Kauê Douglas e Ariel.

De acordo com o assessor especial da Sudes, Robert Wagner, foram retiradas do local, 50 toneladas de lixo antes das mudanças. "A população ganhou um espaço de convivência e as crianças da região já têm um local descente, agradável para brincar. Estamos finalizamos a quadra de beach tênis e em breve instalaremos um parque sustentável", antecipou.

Revitalização

Desde que iniciaram as obras de revitalização - atualmente na segunda etapa - os moradores da região começaram a ocupar os espaços públicos antes abandonados. A orla lagunar foi dividida em 10 trechos de 500 metros, totalizando 5 km de extensão, que serão contemplados com a ação “Eu Amo a Lagoa”.

Na primeira etapa, nos primeiros 500 metros, o lugar ganhou iluminação, reforma na calçada e ciclovia, pintura e sinalização, limpeza de entulhos e outras melhorias. Na segunda, além desses serviços, serão recuperadas duas quadras esportivas e um campo de futebol de areia.

A ação é coordenada pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito e conta com o trabalho da Sudes, da Superintendência de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Infraestrutura e da Superintendência de Energia e Iluminação Pública.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h