Prefeitura valoriza bairros de Maceió com requalificação dos espaços de convivência social

Prefeito JHC tem autorizado investimentos para revitalizar áreas e contemplar famílias residentes da parte alta à baixa da capital

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 30/11/2022 às 13:26
Prefeitura valoriza bairros de Maceió com requalificação dos espaços de convivência social
Prefeito JHC faz questão de estar junto nas comunidades acompanhando o desenvolvimento das ações para revitalizar os bairros. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Com o objetivo de promover melhorias urbanas e a valorização da capital, a Prefeitura de Maceió tem intensificado ações que, colocadas em prática, transformam vidas e garante índices positivos de convívio social, lazer, acessibilidade, com perspectivas de geração de emprego e renda. Desde o início da gestão do prefeito JHC, a Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito tem seguido à risca um planejamento para revitalizar áreas de moradia, permitindo à população local se integrar, cada vez mais, à sua região.

Somente este ano, o gestor da capital alagoana autorizou investimentos de requalificação de áreas no Vergel do Lago, Levada, Trapiche, Clima Bom, Serraria, Farol, Vale do Reginaldo entre outros bairros e regiões tanto da parte alta quanto baixa da cidade.

Os serviços são concentrados em recapeamento de vias, limpeza de galerias, jardinagem, pinturas e requalificação dos espaços. Durante uma das obras, a exemplo da reforma da ciclovia na orla lagunar do Vergel, o Município usufruiu, pela primeira vez, de uma técnica com pintura de plástico a frio, a qual gera uma camada emborrachada que deixa a pista antiderrapante e proporciona maior segurança aos ciclistas.

Além disso, mais de 5km de intervenções foram executadas, divididas em 10 trechos de 500 metros, incluindo a criação de áreas de convivência, instalação do balanço gigante e parques infantis, reforma de quadras esportivas e outros serviços.

Aquela realidade de abandono na região ficou para trás e o espaço já está com outro visual. Um trecho de 800 metros da avenida principal foi transformado em um parque lagunar, semelhante à Rua Aberta, na Ponta Verde.

A Rua Aberta da Lagoa fica ao lado do residencial Parque da Lagoa, onde são construídos 56 prédios para abrigar 1.700 famílias. O local já conta brinquedos, como gangorra, balanço, escorrega e futmesa.

Entenda - Amo a Lagoa proporciona transformação social e amplia os espaços de lazer aos moradores do Vergel

Os investimentos na alta temporada também são realidade. A Prefeitura de Maceió também implementou ações na orla marítima para fortalecer a economia, atrair viajantes e deixar a cidade ainda mais bonita. A Secretaria Executiva investiu R$ 350 mil obras de reforma do calçadão e da via principal em todos os bairros. Além da pintura de 190 bancos, 35 faixas de pedestre e dez quilômetros de ciclovias, ainda foram recuperados 173 bancos de concreto e duas quadras poliesportivas. Em toda orla, dois mil metros quadrados de grama foram aplicados, além da troca de luminárias.

Vale lembrar ainda quando a região da praia recebeu a ciclofaixa permanente, havendo a substituição dos cones por prismas e uma nova pintura para destacar a faixa.

Na parte alta de Maceió, a Prefeitura vem realizando serviços na Avenida Menino Marcelo, como a retirada de 249 toneladas de entulhos, capinação, pintura de 88,6 quilômetros de meio-fio, instalação de mil prismas, troca e manutenção de 43 luminárias e desobstrução de calçadas ocupadas por ferro-velho.

Chamada de Operação Via Bela, a iniciativa da Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito já passou por cerca de 100 quilômetros de avenidas. A operação segue com obras em vários bairros e conta com mais de 90 trabalhadores nas avenidas Fernandes Lima, Moreira e Silva, Comendador Palmeira, Ladeira Eustáquio Gomes de Melo e Eixo Quartel.

A Secretaria Executiva também tem investido na revitalização de praças por todo município. Os espaços visam garantir novas oportunidades de lazer e convívio social para a população.

No Conjunto Henrique Equelman, houve melhorias na Praça Padre Cícero, como serviços de poda, varrição, remoção de entulhos e lixo, desobstrução de galerias, substituição de lâmpadas e postes sem funcionamento, demarcação da faixa de pedestre, pintura e sinalização. As Praças Santa Rita, Praça Sergipe, Praça do Centenário, Parque Gonçalves Lêdo, Mirante Dom Ranulpho, Praça Mário Torres, Bomba da Marieta e Mirante do Cortiço também estavam nos projetos de reforma.

Outro local que está passando por requalificação é o corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Com a participação de todas as secretarias de serviços - Sudes, Sima, Seminfra e SMTT- as obras estão promovendo a limpeza, capinação, manutenção, reforma e reposição de mobiliários, sinalização de calçadas e ciclovias, paisagismo e entre outros.

Além de atuar na parte alta de Maceió, a operação Via Bela também executa ações no Vale do Reginaldo, parte baixa da capital. A comunidade localizada no bairro do Poço está sendo transformada em um lugar digno de moradia à toda população. Antes desse projeto, o primeiro visual da entrada do Vale era um local tomado de lixo e lama, e agora, a paisagem se tornou um parque sustentável que proporciona alegria e diversão às crianças.

Vista como um local sem segurança, a Prefeitura de Maceió segue mudando a realidade de quem convive por lá, promovendo lazer, diversão e estimulando a prática de esportes para adultos, jovens e crianças. Recentemente, conquistaram mais um espaço, até a pouco tempo um local que era repleto de pocilgas foi eliminado e substituído por uma quadra de futevôlei. 

Saiba mais - Prefeitura elimina depósito de lixo no Vale do Reginaldo e transforma espaço numa quadra de futevôlei

Estimulando ainda mais o convívio social, no dia 29 de setembro, o prefeito, JHC, entregou a “Rua Aberta” no Conjunto Osman Loureiro, bairro do Clima Bom. Quem mora na região conta que a rua era inabitável devido a grande quantidade de lixo, correndo também um grande risco de contaminação. Ingrid Paloma e Jonas Mateus são casados e moram há mais de 20 anos no Osman. Jogando bola com o filho Davi, de 2 anos, Jonas diz que o local estava sem vida, mas agora aproveita o momento com a família para passear.

O gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, reforça que há um esforço muito grande por parte da gestão do prefeito JHC para entregar essas obras. Ele complementa que após as melhorias urbanas, a população que mora nas comunidades agora ocupa os locais de maneira respeitosa e inteligente, além de alertar sobre os cuidados necessários com os objetos.

Saiba mais - Rua Aberta no Osman Loureiro atrai moradores para prática esportiva e lazer no Clima Bom

SEPG

Secretaria Executiva do Gabinete Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h