Gabinete da Mulher destaca que o aleitamento materno deve ser naturalizado em todos os espaços

Ações do Agosto Dourado também reforçam a importância da amamentação para a mãe e a criança.

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 22/08/2022 às 16:35
Gabinete da Mulher destaca que o aleitamento materno deve ser naturalizado em todos os espaços 

O Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (Gabinete da Mulher) segue promovendo ações durante o Agosto Dourado, mês em alusão ao aleitamento materno. Entre as ações desenvolvidas, órgãos públicos e privadas estão sendo conscientizados sobre a campanha "Qualquer lugar é lugar de amamentar", que reforça que a mulher pode amamentar a criança em todos os locais. 

O leite materno é um dos alimentos mais ricos para o bebê, deve ser exclusivo até os seis meses e contínuo até os dois anos de idade. Além da riqueza de nutrientes, como vitamina A e ferro, auxilia também no crescimento, digestão e redução de alergias. Para a mulher, a amamentação atua na prevenção do câncer de mama, ovário e colo de útero. 

Com um investimento de R$ 145 mil, a Prefeitura de Maceió inaugurou o primeiro posto de coleta de leite humano do Município. As salas de atendimento estão localizadas na unidade Hamilton Falcão e seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH).

Até o final do mês a campanha levará palestras em todas as unidades da capital para disseminar as informações sobre o aleitamento materno e reforçará os atendimentos pediátricos, obstétricos e ginecológicos.

Legislação

A lei 11.265 de 2006 e o Decreto 9.579 de 2018 garantem o direito da mulher amamentar, visando proteger do marketing não ético das indústrias, comercialização e propagandas abusivas, que interferem negativamente no Aleitamento Materno.

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br