Saiba quais são e como acessar os serviços ao trabalhador no Sine Maceió

Confira as principais dúvidas dos profissionais que buscam oportunidades de trabalho no posto de atendimento

Ascom Semtabes 21/05/2022 às 09:00
Saiba quais são e como acessar os serviços ao trabalhador no Sine Maceió
Serviços do Sine Maceió são gratuitos para trabalhadores e empresas (Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)

O Sine Maceió é a porta de entrada de profissionais no mercado de trabalho. O local, que funciona no 2º piso do Shopping Popular, no centro da cidade, realiza diversos serviços gratuitos para a população. Entre eles, oferta de vagas, triagem de currículos, encaminhamento de trabalhadores para as empresas, qualificação e orientações profissionais diversas.

Mas você entende como é realizado todo esse atendimento ao trabalhador? Preparamos um tira-dúvidas com as perguntas frequentes de quem mais precisa do serviço do Sine Maceió. Confira:

Como posso me cadastrar no Sine Maceió?

O cadastro pode ser feito de duas formas. O profissional pode se dirigir ao posto de atendimento de forma presencial, portando currículo, RG, CPF, comprovante de residência, Carteira de Trabalho (Digital ou Física) e certificados de cursos, caso houver. Para PCDs (Pessoas Com Deficiência) é preciso levar também o laudo médico. 

Para preenchimento de vagas anunciadas, o profissional pode enviar o currículo para o e-mail imosine.semtabes@gmail.com com a vaga escolhida de forma especificada. 

Qual horário de funcionamento do Sine Maceió? 

O atendimento é realizado na unidade do Sine Maceió no 2º piso do Shopping Popular, no Centro, de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada, no horário das 8h às 14h. 

Onde encontro as vagas disponíveis?

As vagas são atualizadas semanalmente no site da Prefeitura de Maceió (www.maceio.al.gov.br/semtabes) com a lista de oportunidades abertas no Sine. Os interessados também podem se dirigir ao posto de atendimento e lá encontrar a lista impressa das vagas. 

Em casos de dúvidas, o Sine Maceió oferece número de WhatsApp (82) 9 8879-1919. Os interessados podem ligar ainda para o 0800 082 6205 e obter mais informações.

Por que o Sine Maceió exige experiência nas vagas?

O Sine Maceió atua apenas como intermediário entre as empresas e os trabalhadores. Todas as vagas disponíveis possuem requisitos que as próprias empresas solicitam. Por isso, é importante frisar que os requisitos das vagas são de responsabilidade das empresas parceiras do Sine, que realiza a triagem de currículos cadastrados para entregar aos empregadores, de acordo com suas especificações.

Por que não tem vagas para a minha área?

A Prefeitura de Maceió tem trabalhado para buscar cada vez mais oportunidades de emprego dentro da cidade. O Sine Maceió possui uma equipe de captação de vagas que entra em contato com as empresas, além de receber a demanda espontânea de alguns empreendimentos. Fique sempre atento às novas vagas abertas para conseguir uma oportunidade. 

Eu me cadastrei no Sine, fiz a seleção e não fiquei na empresa. Por quê?

O papel do Sine Maceió é apenas de intermediar o processo de seleção. O processo de contratação depende da avaliação interna dessas empresas e da validação do profissional que passa no processo seletivo. O Sine Maceió tem oferecido suporte para que os trabalhadores consigam se destacar nas entrevistas de emprego, com orientações profissionais, além de elaboração de currículos profissionais. 

Se a vaga exige experiência na área e eu não tenho, posso cadastrar meu currículo?

No processo de triagem dos currículos, as equipes ficam atentas para encaminhar profissionais que tenham os requisitos solicitados pelas empresas. É um compromisso que o Sine Maceió tem com os empreendimentos parceiros. 

Cadastrei meu currículo há mais de seis meses. Ele ainda é válido?

Os currículos devem ser atualizados a cada três meses. Muitas vezes as pessoas são selecionadas e acontece de não conseguir receber a ligação ou o e-mail, simplesmente por falta de atualização dos meios de comunicação, o que acaba fazendo com que o interessado perca a oportunidade de conseguir essa chance no mercado de trabalho. 

Como faço para obter minha carteira de trabalho?

Desde 2019, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) passou a ser, prioritariamente, um documento digital, integrado às plataformas do Governo Federal, de fácil acesso, podendo ser instalada em smartphones com sistema operacional Android e iOS. O Sine Maceió realiza a orientação ao trabalhador para conseguir fazer o processo de obtenção da CTPS digital. Saiba o passo a passo acessando aqui: Saiba como obter sua Carteira de Trabalho Digital

Como posso dar entrada no meu seguro-desemprego no Sine Maceió?

O Sine Maceió não está realizando entrada no seguro-desemprego. No local, os trabalhadores recebem orientações em como proceder para conseguir dar entrada no benefício, documentações necessárias ou divergências encontradas.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299