Ronda Comunitária da Guarda Municipal garante segurança em equipamentos públicos do Benedito Bentes

Com política de proximidade, os agentes municipais de segurança estão construindo um laço de união junto à comunidade

Izabel Lopes (estagiária) / Ascom Semscs 01/12/2022 às 11:26
Ronda Comunitária da Guarda Municipal garante segurança em equipamentos públicos do Benedito Bentes
Foto: Alberto Jorge / Ascom Semscs

Garantir a segurança da população é uma das principais atribuições da Guarda Municipal de Maceió (GMM), e, além disso, os agentes da GMM também são fundamentais para promover a transformação social nos ambientes em que exercem suas funções. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) tem atuado com a Ronda Comunitária da Guarda Municipal de Maceió, projeto que vai além da presença ostensiva dos guardas nas ruas da cidade, levando ações educativas, esportivas, musicais, e de cidadania aos moradores do Benedito Bentes.

O projeto da Ronda Comunitária é realizado todos os dias nos equipamentos públicos municipais do maior bairro da capital alagoana. Ao todo, 31 espaços estão incluídos na rota dos agentes de segurança, passando por escolas, creches, UPA, postos de saúde, conselhos tutelares e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O objetivo do Ronda Comunitária é criar um laço de proximidade entre os agentes de segurança e a população.

Para Magno Lessa, inspetor da GMM e coordenador do projeto, o Ronda Comunitária está a serviço da população para qualquer situação em que os moradores possam precisar. “Todos os dias temos uma equipe de plantão fazendo o trabalho de fiscalização, verificando se existe algum tipo de vulnerabilidade nos prédios municipais, e conversando com os diretores e coordenadores das instituições para saber das necessidades deles. Temos construído um elo de confiança e proximidade nos lugares onde atuamos, e sempre estamos à disposição caso aconteça alguma emergência, eles nos acionam, que estaremos em prontidão para atendê-los", disse o inspetor.

O titular da Semscs, Carlos Guido, destacou a relevância de ter agentes de segurança trabalhando junto à comunidade.  "Para a gente é muito importante essa parceria da Guarda Municipal com a população. Isso facilita o trabalho dos agentes e deixa a população mais próxima dos servidores, assim conseguimos aumentar a sensação de segurança, e a população sabe que pode contar com os agentes da GMM. O nosso objetivo é atender outros bairros de Maceió e promover ações sociais para toda população”, explicou o secretário.

Segundo a psicóloga da Unidade de referência da saúde Hamilton Falcão, Roseane Braga, é fundamental contar com a presença dos guardas tanto para garantir a segurança dos pacientes, e servidores, como para promover o bem-estar.

“Temos casos de pacientes que chegam aqui alterados e não conseguimos contornar a situação, então acionamos os agentes de segurança e eles acabam com os conflitos de forma passiva e segura. Nós agradecemos muito esse trabalho que facilita e dá fluidez para todas as atividades aqui da unidade. Outra coisa muito importante são os eventos que a unidade promove, todos os meses temos campanhas e a presença da banda composta pelos guardas torna o ambiente mais leve e promove o bem-estar de todos”, destacou.

Entre as ações sociais desenvolvidas pelos agentes do Ronda Comunitária, está o projeto de musicalidade, levando aulas de canto para crianças da creche Presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves, e um projeto de Taekwondo será iniciado nas próximas semanas.

SEMSC

Secretaria Municipal de Segurança Cidadã

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153