Ambulantes superam expectativas de vendas durante os shows do Forró no Biu
Evento idealizado pela Prefeitura de Maceió garantiu renda extra para os comerciantes informais
O período de dois anos sem grandes eventos, por causa da pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos aos ambulantes de Maceió que não podiam vender as suas mercadorias e trazer renda para dentro de casa. Mas a espera acabou, e os comerciantes informais puderam retomar os trabalhos com o pé direito no maior São João do Litoral do Brasil – o “Massayó: Sol... Mar... Forró” – promovido pela Prefeitura de Maceió, que teve início, em um dos bairros mais queridos da capital, o Benedito Bentes.
Durante os cinco dias recheados de atrações musicais locais e nacionais, 55 ambulantes credenciados pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), participaram da festa pública e tiveram as expectativas superadas com a quantidade de produtos vendidos durante o evento.
Saiba mais - São João de Maceió traz esperança de renda para comerciantes informais
Valderice Aquino, de 32 anos, é dona de casa e trabalha como ambulante em períodos festivos junto com seu esposo, e o casal conseguiu vender 100% das mercadorias.
“Eu e meu esposo trabalhamos esses dias no São João do ‘Biu’ vendendo bebidas. E não temos do que reclamar, conseguimos vender 100% do nosso material. As vendas superaram todas as nossas expectativas, e uma renda extra é sempre bem-vinda, principalmente depois da pandemia que tudo ficou ainda mais difícil. Voltamos para casa com sensação de dever cumprido, muito felizes também. Gostaríamos de parabenizar a toda organização do evento, a segurança estava toda lá para nos dar um suporte e isso fez toda diferença na hora da venda dos produtos”, disse a ambulante.
Durante os dias de festa, a fiscalização foi reforçada com mais de 100 guardas municipais, e 100 agentes de fiscalização, tudo isso para garantir a segurança dos ambulantes, visitantes e turistas. Além disso, os comerciantes tiveram a isenção de pagamento da taxa de autorização.
Rosangela Calheiros, 53 anos, trabalha como autônoma em casa, vendendo sorvete e salgados. Ela viu a oportunidade de trabalhar como ambulante, para poder fazer um dinheiro extra, vendendo salgados, refrigerante e água.
“Essa foi a minha primeira experiência, e eu amei muito. No primeiro dia, a chuva atrapalhou um pouco as vendas, mas nos outros dias de festa foi um sucesso. Eu resolvi trabalhar aqui no Biu para poder fazer uma renda extra e deu muito certo, e não sobrou nenhuma mercadoria. A Prefeitura de Maceió está valorizando muito o povo de Maceió em todos os sentidos. Só o fato de não precisar pagar a taxa de autorização, já mostra o quanto o prefeito JHC se importa com quem realmente precisa”, disse a comerciante.
Para quem está desempregado também foi uma oportunidade para garantir o dinheiro das contas no fim mês, assim como fez a Dona Rita Obely, 44 anos, que está desempregada, e aproveitou a ocasião para vender de churrasquinho no na estrutura montada na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.
“É a primeira vez que trabalho como ambulante, porque estou desempregada e vi a oportunidade de ganhar um trocado, já que a situação não está fácil para ninguém. Eu me arrisquei, graças a Deus deu tudo certo. Trabalhei com churrasquinho e todos os dias levei 500 reais em mercadoria, vendi tudo. Nos últimos dois dias, os espetinhos acabaram rapidinho”, explicou Rita.
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã
Av. Gov. Afrânio Lages, 297, Farol - Maceió-AL.
CEP-57050-015
Telefones: (82) 3312-5270 | (82) 3312-5277 (disque-denúncia) | (82) 3312-5289 (ouvidoria) |
WhatsApp (82) 98882-8170 (eventos)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 153