São João de Maceió traz esperança de renda para comerciantes informais

‘Massayó: Sol... Mar... Forró’ também contempla quase 200 ambulantes que estarão trabalhando na maior festa junina do litoral do Brasil

João Victor Barroso / Ascom Semscs 14/06/2022 às 14:23
São João de Maceió traz esperança de renda para comerciantes informais
Edneide Guarabira é comerciante informal há quase 26 anos e está beneficiada com a programação do São João de Maceió. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Depois de longos dois anos sem festas juninas, a espera acabou com a chegada do maior São João do litoral do Brasil – o ‘Massayó: Sol... Mar... Forró’ –, promovido pela Prefeitura de Maceió. A expectativa é grande para os maceioenses e turistas que não veem a hora de cair no forró, e a ansiedade é ainda maior para os ambulantes que irão trabalhar durante os 15 dias de festejos.

A programação já inicia nesta quarta-feira (15), com o ‘Forró no Biu’, na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, e somente neste polo, passarão 31 artistas locais e nacionais.

Por causa da pandemia causada pela Covid-19, as festas públicas foram canceladas e os comerciantes informais passaram por dificuldades nesse período. Com o anúncio da programação oficial do São João de Maceió, os ambulantes vibraram com o retorno dos grandes eventos.

Edneide Guabiraba, 45 anos, trabalha vendendo drinks e coquetéis, e disse que o mês de junho sempre foi forte para as vendas dos ambulantes por causa das festas de São João.

“A Prefeitura de Maceió acertou muito em retornar as festas públicas. Veio na melhor hora, e tenho certeza que vai dar um empurrão na renda de todos os ambulantes que vão trabalhar durante o São João”, disse Edneide, uma das beneficiadas com a medida anunciada pelo prefeito JHC em isentar os ambulantes da taxa de pagamento.

“São quase 26 anos nesse ramo, é dele que coloco comida na mesa e trabalhando como ambulante consegui criei meus três filhos, vendendo drinks, coquetéis e outras bebidas, em grandes eventos. Fomos castigados durante a pandemia, mas agora com a situação voltando ao normal, estamos com todo o gás e a todo o vapor. Sabemos que as festas vão ser um sucesso absoluto, e vamos conseguir diminuir um pouco do prejuízo que tivemos nos últimos dois anos sem ter as grandes festas para poder trabalhar”, comemorou a Branca Coquetel, como também é conhecida Edneide.

Edneide Guarabira está pronta para comercializar os seus produtos nos polos do ‘Massayó: Sol... Mar... Forró. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Edneide Guarabira está pronta para comercializar os seus produtos nos polos do ‘Massayó: Sol... Mar... Forró. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Foram quase 200 vagas abertas pela Prefeitura de Maceió para cadastro de ambulantes, sendo distribuídas nos três polos em que os festejos serão realizados.

As baianas Sandra Santos, 59, e Aldaney Cavalcante, 43, também estão entre as ambulantes que irão aproveitar a oportunidade dada pela Prefeitura de Maceió, para conseguirem uma renda extra e faturar mais durante as festas de São João. Elas estão há quatro anos na capital alagoana com a banca de acarajé “Coisa de Baiano”, vendendo na porta de casa com muita organização e amor.

“Poder trabalhar durante o São João será uma ótima oportunidade para a gente ter uma renda a mais, e assim conseguir nos equilibrar financeiramente, depois dos prejuízos que ficaram por causa da pandemia. A ansiedade e expectativas já estavam altas, e aumentaram por causa da atitude humanizada do prefeito JHC, em nos isentar da taxa municipal que seria cobrada, o prefeito se mostrou preocupado em ajudar todos os ambulantes a sair do vermelho”, agradeceu Sandra Santos.

“Não vemos a hora de poder mostrar nossos quitutes, que aprendi a fazer com minha mãe, baiana de acarajé, passar um pouco da nossa alegria, poder conquistar novos clientes e contribuir um pouco com essa festa que será cheia de animação e folia”, completou.

Antes de receberem os alvarás de permissão para comércio eventual de ambulante, emitidos pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), os comerciantes informais participaram de um curso de boas práticas, onde receberam orientações das equipes de fiscalização da Semscs e da Vigilância Sanitária de Maceió.

Mais sobre São João de Maceió

Estudo garante que São João de Maceió deve injetar mais de R$ 100 milhões na economia local

Mais de três mil artistas locais se apresentam no São João ‘Massayó: Sol... Mar... Forró’

Programação junina de Maceió gera expectativa em aumentar renda dos microempreendedores

Com São João, bares e restaurantes de Maceió esperam movimento 60% maior em junho

Prefeitura de Maceió isentou os ambulantes das taxas para comercialização no maior São João do litoral do Brasil. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Prefeitura de Maceió isentou os ambulantes das taxas para comercialização no maior São João do litoral do Brasil. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió-AL.
CEP-57022-190
Telefone: (82) 3312-5270 | 3312-5277 (disque-denúncia) | 3312-5289 (ouvidoria)
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fone: 15