Requalificação dos espaços de lazer garante a famílias a retomada do convívio social nas praças

Gestão do prefeito JHC tem adotado uma política de investimentos para reestruturar praças ao atender demandas da população

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 21/03/2023 às 13:21
Requalificação dos espaços de lazer garante a famílias a retomada do convívio social nas praças
Georgete Prudente mudou a rotina com o sobrinho Lorenzo após revitalização na Praça Padre Cícero, no Vergel. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Os resultados práticos da política para retomada do convívio social nos bairros na gestão do prefeito JHC já são sentidos pelas famílias que, a partir de entregas e requalificações, passam a frequentar as praças diariamente, de forma segura e com espaços totalmente reformados.

Somente na gestão do prefeito JHC, os investimentos nestes espaços públicos ultrapassam R$ 7,3 milhões e beneficiam diretamente mais de 500 mil pessoas residentes na parte alta e baixa da capital alagoana.

Quem vivenciou a situação das praças em condições de abandono e precariedade, se depara com uma nova realidade. A Praça da Bíblia, localizada na Avenida Dona Constança, na Jatiúca, é um dos exemplos. Há mais de 22 anos, os moradores, comerciantes e comunidade cristã tentavam com o poder público a requalificação do espaço.

Maria Santos, moradora do bairro há 29 anos, relembra que a praça era deserta, esquecida, mas o atual cenário é de conforto e qualidade. “A Praça da Bíblia passou por uma completa restauração. Antes, tudo isso aqui era um deserto. Hoje, não há nada melhor do que sair do trabalho e ter uma praça para passear, andar com meu cachorro e ficar despreocupada”, comenta.

A Praça da Bíblia conta com o Monumento da Bíblia Sagrada, lugar para orações, palco, playground, academia ao ar livre, espaço pet e abrigo de espera de ônibus. A área de lazer ganhou reforço na quantidade de postes. De 20, o espaço agora possui 38 pontos de luz de 70 Watts, que contribuem para a iluminação do local e leva mais segurança aos moradores e frequentadores do espaço público.

A requalificação da Praça da Bíblia também impulsiona a renda de quem trabalha no local. É o caso de Eduardo Santos, que há 25 anos está no local vendendo doces, pipocas, e diversos itens para telefones. Com nova iluminação e uma área completamente reestruturada, as vendas aumentaram.

“Fico aqui das 10h às 21h, e com toda certeza, trabalho com mais segurança e passei a vender mais por causa do movimento. É importante que a Prefeitura de Maceió, o prefeito JHC continuem com esse olhar para garantir espaços cada vez melhores para lazer e trabalho”, diz.

Transformação histórica – Ainda este ano - somado a mais um investimento da Prefeitura de Maceió - outro espaço de convivência foi entregue. Desta vez foi a Praça Padre Cícero, no Vergel do Lago. Na gestão JHC, a região lagunar vem passando por transformações históricas, como a construção do Residencial Parque da Lagoa, Rua aberta e, agora, mais um espaço que proporciona entretenimento e lazer.

Após 50 anos de espera, 30 mil pessoas foram beneficiadas após a entrega da praça, que passou por uma revitalização total em 750 metros quadrados com a instalação de equipamentos infantis fabricados com madeira eucalipto e academia ao ar livre. 

Sempre potencializando ações inclusivas, a obra contou ainda com a instalação de grama sintética, dando mais cor e vida ao ambiente, bem como a reforma do passeio, com piso tátil, permitindo maior acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Rampas de acesso também foram colocadas para pessoas com deficiência física.

Georgete Prudente é moradora da região e participou da inauguração da praça. Ela relata que o ambiente está transformando a rotina do sobrinho Lorenzo, de 5 anos, que possui Transtorno de Espectro Autista (TEA).

“Foi um trabalho excelente, nunca nenhum prefeito olhou para gente. O prefeito JHC foi o único. Está sendo ótimo para mim e para Lorenzo. Ele quer vir para cá 24h porque se distrai, brinca no parquinho e faz novos amiguinhos”, destaca.

José Williams, proprietário do Neném do Caldo, conta que há 17 anos possui o estabelecimento em frente a praça e afirma que o movimento melhorou 100%.

“Agradeço ao prefeito JHC, ficou ótimo e agora não para de gente aqui. As crianças vêm jogar bola e depois gostam de tomar um caldo de cana.  A gente esperava pela reforma há muito tempo. Todo ano eu me juntava com os moradores da comunidade e o dinheiro saía do nosso bolso para pintar e arrumar os bancos da praça”, diz.

Outra área de convivência revitalizada foi a Praça do Ó, criada na década de 1960. Localizada no bairro da Pajuçara, este foi mais um local que recebeu demonstração de zelo, cuidado e atenção do prefeito JHC. O pequeno espaço restaurado  ganhou  uma nova vida com a pintura do piso, instalação de bancos,  um caramanchão com plantas - espaço verde - , e banquetas de jogos para que idosos e crianças possam interagir e frequentar mais o local.

Na última semana, contemplando a parte alta de Maceió, mais de 20 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega da Praça Eurico Mendonça Fernandes, conhecida por praça dos eucaliptos, no bairro do Tabuleiro do Martins. O local, antes utilizado como depósito de lixo e estacionamento de ferro Velho, agora conta com academia ao ar livre, espaço pet e de jogos, área verde e jardins.

Saiba mais

Prefeito JHC entrega Praça Padre Cícero totalmente reformada, no Vergel

Prefeito JHC entrega Praça Eurico de Mendonça Fernandes e garante lazer para mais de 20 mil pessoas

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350