Moradores do Reginaldo têm vidas transformadas graças à evolução das obras do Renasce Salgadinho

Comunidade vivencia um novo tempo com incentivo ao descarte correto de lixo e desenvolvimento da educação ambiental

Daniel Paulino / Ascom UGP 18/11/2022 às 14:07
Moradores do Reginaldo têm vidas transformadas graças à evolução das obras do Renasce Salgadinho
Moradores dialogaram com o prefeito JHC sobre os avanços das obras do Renasce Salgadinho no Vale do Reginaldo. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

 O desenvolvimento de ações socioambientais, obras estruturantes e uma equipe de limpeza urbana mais presente, trazem uma nova realidade para a comunidade do Vale do Reginaldo, localizado no bairro do Poço. Quem reside no local e acompanha de perto o avanço das obras do programa Renasce Salgadinho, da Prefeitura de Maceió, já se sente contemplado com os investimentos do Município.

E é justamente na comunidade do Vale do Reginaldo que está sendo trabalhado um dos principais pontos de intervenção do Renasce Salgadinho, que é a construção dos espaços para servir como jardins filtrantes, que é a canalização e estruturação do local por onde passará o riacho do Pau D’arco e em seguida, será iniciada a construção de uma lagoa filtrante.

Saiba mais - Renasce Salgadinho: jardins filtrantes são utilizados como tecnologia de baixo custo para requalificação ambiental

Para dona de casa Luzinete Maria, que mora na região há mais de 50 anos, as obras ambientais trouxeram uma nova realidade para comunidade. Sem as intervenções do Município, o local estava abandonado e servindo como um espaço para o descarte irregular de lixo. No entanto, ressalta a dona de casa, os moradores foram orientados não jogar mais o lixo inadequadamente.

“Antes dessas obras [Renasce Salgadinho], aqui no Vale do Reginaldo era cheio de lixo, entulho, animais, trazendo muita mosca e doenças, mas quando as obras da Prefeitura de Maceió iniciaram, tudo mudou e já nos beneficia. A gente não vê mais aquela quantidade de lixo e as equipes do Município passam de porta em porta para nos informar sobre o uso correto do lixo”, ressalta Luzinete Maria.

Prefeito JHC conferiu o desenvolvimento das obras e dialogou com moradores. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Prefeito JHC conferiu o desenvolvimento das obras e dialogou com moradores. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Residindo há 20 anos no Vale do Reginaldo, Silvana Ferreira destaca que nunca viu atenção das gestões municipais no local. “Estamos presenciando um cuidado muito grande com nós moradores e com a nossa comunidade do Reginaldo. Agora temos as obras ali na ponte para melhorar a estrutura do riacho, temos uma limpeza mais frequente, há mais organização e também estamos recebendo pavimentação. É só coisa boa. Parece que estou vivendo um sonho”.

Mãe de duas filhas, Silvana Ferreira conta, ainda, que a escola tem direcionado conteúdos para os alunos sobre preservação do meio ambiente

“Minhas filhas aprenderam bastante coisa, entre elas, que é preciso cuidar da natureza e descartar o lixo no local correto para que ele não vá parar no mar”, explica Silvana. 

O sistema, que segue em construção no Vale do Reginaldo, contará com uma tecnologia de baixo custo e de fácil manutenção que irá contribuir de maneira direta na depuração inicial do esgoto que chega no Riacho do Reginaldo, por meio do Riacho do Pau D’arco. Quatro jardins filtrantes já estão concluídos, cada um com 12,00 metros de comprimento e 3,00 metros de largura.

Na última quinta-feira (17), o prefeito de Maceió, JHC, realizou uma visita técnica nas obras do Renasce Salgadinho. Durante a inspeção, o gestor da conversou com moradores do Vale do Reginaldo sobre a evolução dos trabalhos e dialogou sobre os impactos positivos que o programa já está efetivando na comunidade, justamente por ser considerada a maior obra ambiental na capital alagoana.

Lembre - Prefeito JHC vistoria obras do Renasce Salgadinho e destaca transformação histórica na capital

Obras do Renasce Salgadinho já mudam a realidade ambiental no Vale do Reginaldo. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Obras do Renasce Salgadinho já mudam a realidade ambiental no Vale do Reginaldo. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Renasce Salgadinho – O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

SEMINFRA

Secretaria Municipal de Infraestrutura

Rua Barão de Jaraguá, 398 - Jaraguá
CEP 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5350