Bate-Papo na Praça reúne jovens retirados do trabalho infantil e desprotegido
Ação aconteceu na Praça Santa Tereza no bairro da Ponta Grossa e abordou empregabilidade, assiduidade no trabalho e temas correlatos
A Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) realizou o primeiro Bate Papo na Praça com 15 jovens retirados do trabalho infantil e desprotegido, que estão recebendo uma oportunidade de aprendizagem e de trabalho seguro através do Projeto + Oportunidade e do programa Jovem Aprendiz. A ação aconteceu na Praça Santa Teresa, no bairro da Ponta Grossa.
Segundo Marcia Melo, Diretora Geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, essa ação acontecerá uma vez por mês. “Estaremos conversando com nossos jovens para ouvi-los e motivá-los. Iremos trabalhar temas referentes a empregabilidade, assiduidade e mundo do trabalho, com postura e construção de novos hábitos na vida de nossos adolescentes”, disse.
A Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e Adolescente, Taciana Veloso, falou o que é Projeto + Oportunidade. “É um projeto voltado para jovens que foram retirados do trabalho infantil e do trabalho desprotegido pela Semdes. É uma ação contínua e já encaminhamos esses jovens para capacitá-los em cursos no Senac e participar do programa Jovem Aprendiz. Já temos 26 jovens trabalhando no Cesmac, na BRA Serviços e na Energ. Estamos trabalhando para que nenhum fique de fora, e consigam uma vaga no mercado de trabalho", explicou Taciana.
Ygor Pontes, de 18 anos está participando do programa e já está trabalhando na BRA Serviços em uma creche municipal como Jovem Aprendiz. “Estou muito feliz com essa oportunidade. É um sonho que está sendo realizado. Agradeço todos os dias a Deus por esta porta que se abriu”, contou.
Nesse primeiro encontro, a representante da Comissão Municipal De Erradicação do Trabalho Infantil, Andréia Araújo, falou sobre, como se portar no ambiente de trabalho e a importância da pontualidade e assiduidade. Também teve distribuição de brindes de parceiros da ação e um lanche coletivo.
Zereth Simões, mora no Vergel, conheceu esse programa da Semdes, e está divulgando para os jovens da região para que eles participem. “Alguns deles aceitaram e já estão até trabalhando e estão muito felizes em conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. São jovens que precisam e que agora estão vivendo melhor com um trabalho digno. O Vergel está muito feliz com essa ação da Prefeitura de Maceió", falou a moradora.
Maria Helena, tem 20 anos e sonha em conseguir o primeiro emprego. “A minha vizinha me indicou e vim participar hoje. Espero pode participar do Jovem Aprendiz e melhorar de vida”, disse a jovem.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar
Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h