Jovem Aprendiz muda vida de adolescentes retiradas do trabalho infantil

Ação é uma iniciativa da Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes

Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes 02/02/2024 às 12:52
Jovem Aprendiz muda vida de adolescentes retiradas do trabalho infantil
Adolescentes vão ingressar no programa Jovem Aprendiz no Cesmac. Foto: Ascom Semdes

O trabalho infantil tira a oportunidade de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Para mudar a realidade de maceioenses encontrados em situação de vulnerabilidade e trabalho infantil, a Prefeituiera de Maceió, por meio da Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente da Semdes, tem incluído adolescentes no programa Jovem Aprendiz.

Esta semana, duas adolescentes, Anna Lethycia de Fontes Silva, 17, e Layza Elis Monteiro, 16, foram entregar a documentação para iniciar no programa Jovem Aprendiz, no Centro Universitário Cesmac. “Esta oportunidade vai mudar a vida da minha família e principalmente a minha. Não é sempre que aparece uma oportunidade assim. Estou muito feliz e sou muita grata a todos que contribuíram e pelo voto confiança que me deram. Vou aproveitar bastante”, disse Anna Lethycia.

Neste momento especial, as mães acompanharam as filhas. Kesiane Freitas é a mãe da Ana Léticia  e ficou muito emocionada com o ingresso da filha no Programa. “Antes a gente trabalhava com gesso e inalava muito pó quando fazia o trabalho. Esse contato trouxe até problemas de saúde para uma de minhas filhas. Era um trabalho que eu via que não era para minha filha, ma,s infelizmente, a necessidade falava mais alto, a gente precisava sobreviver. Agora ela vai estar em um local com todas as condições de segurança. É uma alegria para mim isso tudo que está acontecendo. Agora ela vai poder comprar as coisas que eu não tenho condições de comprar, porque ela já é uma mocinha e precisa. E também vai poder ajudar em casa”, contou.

Ana Letícia e a Laiza foram acompanhadas pelas mães para entregar a documentação. Foto: Moacir Barbosa/ Ascom Cesmac
Ana Letícia e a Laiza foram acompanhadas pelas mães para entregar a documentação. Foto: Moacir Barbosa/ Ascom Cesmac

“Estou muito feliz, porque vai  me ajudar bastante e  vou poder ajudar minha mãe. Vou agarrar com todas as forças essa oportunidade. Além de que vou aprender várias coisas novas e vou ter novas experiências na minha vida”, afirmou Layza.

Mônica Monteiro, mãe da Layza, destacou como o Programa vai beneficiar a filha. "É uma oportunidade única, para crescer, ter um estudo. Hoje estou desempregada e não tenho condições de dar tudo que ela precisa . Agradeço a Deus essa chance. Com o que ela ganhar vai poder fazer um curso, se aprimorar. Agora ela vai estar em um ambiente de trabalho seguro e com tudo que ela precisa. É uma vitória", comemorou.

Segundo a subsecretaria da Primeira Infância, Taciana Veloso, ver essas adolescentes serem encaminhadas ao programa Jovem Aprendiz é uma vitória da Semdes. “Iniciamos o Projeto + Oportunidade no ano passado fazendo busca ativa e encontramos adolescentes em situação de trabalho infantil. Depois visitamos as famílias e fizemos encaminhamentos para escolas para os adolescentes que não estavam estudando e agora estão sendo incluídos no programa Jovem Aprendiz. Agradecemos a responsabilidade social e essa parceria com o Cesmac para inclui-las  e acolhê-las”, destacou.

Adolescentes receberam orientações iniciais nos setor de Gestão de Pessoas do Cesmac. Foto: Moacir Barbosa/Ascom Cesmac
Adolescentes receberam orientações iniciais nos setor de Gestão de Pessoas do Cesmac. Foto: Moacir Barbosa/Ascom Cesmac

Os jovens que participam do Projeto + Oportunidade são de diversos bairros de Maceió, retirados do trabalho infantil, que hoje estão recebendo uma oportunidade de aprendizagem e de um trabalho regulamentado e seguro.

Segundo Marcia Melo, diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, outros 14 jovens, que foram retirados do trabalho infantil, já estão sendo capacitados pelo Senac para participar do Jovem Aprendiz na empresa BRA Serviços. Mais dois também serão encaminhados para empresa Energ. “É uma preocupação da Semdes oportunizar a esses jovens, que estão em situação de vulnerabilidade social, conhecimento e o ingresso no mercado de trabalho seguro e de acordo com a lei”, disse.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h