Usuários do Cadúnico e do programa Nova Chance iniciam cursos profissionalizantes nesta quarta (30)

Jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto terão a oportunidade de se qualificar profissionalmente

Vanessa Napoleão/Ascom Semas 29/03/2022 às 10:54
Usuários do Cadúnico e do programa Nova Chance iniciam cursos profissionalizantes nesta quarta (30)
Aulas acontecerão na unidade Senai Poço, nos horários da manhã e da tarde. Foto: Ascom Semas

As novas turmas dos cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) serão iniciadas nesta quarta-feira (30). Participarão usuários do Cadastro Único (CadÚnico) e do programa Nova Chance. As aulas acontecem na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), localizada no bairro do Poço, nos horários da manhã e da tarde.

Foram ofertadas 90 vagas para os cursos de eletricista instalador predial baixa tensão (uma turma) no horário da tarde, mecânico de motocicletas (duas turmas), nos horários manhã e tarde;  e costureiro industrial do vestuário (duas turmas), também nos períodos da manhã e da tarde. Cada turma conta com 18 alunos.

Para participar desses  cursos,  os usuários devem ser inscritos no Cadastro Único de Maceió e ter renda per capta familiar de até R$210. Além do material didático, os alunos receberão auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso, com oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho.

Foram disponibilizadas 35 vagas para os participantes do Programa Nova Chance. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Foram disponibilizadas 35 vagas para os participantes do Programa Nova Chance. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O Programa Nova Chance na sua segunda edição está ofertando cursos de qualificação profissional para jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e pessoas em situação de rua  atendidas e acompanhadas nas unidades da Semas. Foram disponibilizadas 35 vagas para esse público.

Em 2021, a Semas capacitou mais de 200 pessoas em vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico. Foram ofertados cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro, encanador, instalador, gesseiro e auxiliar administrativo. 

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h