Assistência Social prepara segunda edição do programa Nova Chance

Iniciativa será direcionada, prioritariamente, para jovens que cumprem medidas socioeducativas assistidos pelos Creas

Vanessa Napoleão / Ascom Semas 11/03/2022 às 14:53
Assistência Social prepara segunda edição do programa Nova Chance
Foram disponibilizadas 35 vagas para os cursos de eletricista instalador predial , mecânico de motocicletas  e costureiro industrial. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

No final de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dará início a segunda edição do programa Nova Chance ofertando cursos de qualificação profissional para jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto e pessoas em situação de rua  atendidas e acompanhadas nas unidades de acolhimento da Prefeitura de Maceió.

O secretário adjunto da Semas, Moacir Teófilo falou da importância do programa. “O Nova Chance é um programa que busca mudar a vida do cidadão em vulnerabilidade social. Nessa segunda edição, teremos novos cursos profissionalizantes, visando a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.  É  um trabalho da Assistência Social com o objetivo de mudar a vida e trazer esperança para  os nossos usuários”, disse Moacir.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Tatiana Boia, essa segunda edição será direcionada, prioritariamente, para jovens que cumprem medidas socioeducativas assistidos  pelos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“Algumas vagas serão disponibilizadas também para pessoas em situação de rua assistidas nas nossas unidades de acolhimento e para usuários  dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua [Centros Pops]. É uma oportunidade para que  nossos usuários tenham acesso a informação e  educação profissional,  melhorando  a condição de vida,  dando  dignidade  e um futuro promissor  a medida que se tornam protagonistas da vida deles”, disse Tatiana.

Segunda edição será direcionada, prioritariamente, para jovens que cumprem medidas socioeducativas assistidos pelos Creas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Segunda edição será direcionada, prioritariamente, para jovens que cumprem medidas socioeducativas assistidos pelos Creas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Foram disponibilizadas para esse público, 35 vagas  para os cursos de eletricista instalador predial baixa tensão, mecânico de motocicletas  e costureiro industrial do vestuário. Os futuros alunos foram selecionados por técnicos da Semas das unidades participantes do programa.

As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e serão iniciadas dia 28 de março. Além do material didático, os alunos receberão auxílio-transporte, alimentação e certificado do Senai no final do curso, com oportunidades de estágio e inserção no mercado de trabalho.

Programa Nova Chance

O programa Nova Chance oferta cursos de qualificação profissional para a população em situação de rua, no intuito do restabelecimento destes usuários no mercado de trabalho, retomando o protagonismo de suas vidas. Nessa segunda edição, o programa também beneficiará jovens que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto.

No ano passado, o programa  ofertou 30 vagas para os cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro e encanador.

Ano passado, o programa ofertou 30 vagas para para os cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro e encanador. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Ano passado, o programa ofertou 30 vagas para para os cursos profissionalizantes de panificação, pintor, pedreiro e encanador. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h