Grupos de Idosos dos Cras de Maceió e Satuba têm dia de lazer em Guaxuma

Cras Área Lagunar retribuiu visita feita ao município de Satuba em setembro

Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 17/11/2022 às 16:42
Grupos de Idosos dos Cras de Maceió e Satuba têm dia de lazer em Guaxuma
Idosos do Cras Área Lagunar recepcionaram grupo do Cras de Satuba. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

No melhor estilo praieiro, com direito a sol, piscina e muita animação, o grupo de idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar, aproveitou um dia completo de lazer no Sesc Guaxuma, localizado no litoral norte de Maceió.

Nesta quinta-feira (17), a atividade também contou com a participação e integração dos usuários do Serviço de Convivência do Cras da cidade de Satuba, que foram recebidas com festas pelas anfitriões maceioenses. Na ocasião, cerca de 200 idosos participaram das celebrações.

O Cras Área Lagunar retribuiu a visita feita ao município de Satuba no mês setembro.

Segundo a pedagoga do Cras Área Lagunar, a ação teve o objetivo de integrar e fortalecer vínculos entre os equipamentos de Assistência Social dos municípios de Alagoas. Ela relata, ainda, sobre o acolhimento em ter recepcionado um novo grupo de idosos em Maceió.

"É uma satisfação enorme tê-los aqui. No mês de setembro fomos à Satuba e o acolhimento foi de uma forma muito harmoniosa, e hoje, foi a nossa vez de estar recebendo e recepcionando com muito amor e felicidade o Cras de Satuba. E isso tudo é uma troca de vivências, intercâmbio de informações, pois são pessoas idosas, que estão buscando um novo espaço na sociedade, pensando na exclusão desse público", afirmou a pedagoga.

Coordenadora do Cras de Satuba, Jane Gleyde,  a usuária, Maria das Graças e a pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina.  Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Coordenadora do Cras de Satuba, Jane Gleyde, a usuária, Maria das Graças e a pedagoga do Cras Área Lagunar, Ana Cristina. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

Foram realizadas também dinâmicas de grupo, com muita cantoria e dança proposta pela professora de física do Cras Área Lagunar, Geane Modesto.

Para a aposentada Maria das Graças, 73 anos, que mora no Prado e participa das atividades do Cras Área Lagunar desde a inauguração, essas atividades animam sua vida e dos demais idosos.

"Isso que está acontecendo hoje nos traz uma vida nova, animando todos os aspectos dela, conhecendo outras pessoas, outras realidades e trocando experiências e se divertindo que é o mais importante. Não dá mais para ficar em casa. Sou do interior do estado e assim que vim a Maceió, procurei logo um grupo de idosos e fui muito bem acolhida pela equipe do Cras Área Lagunar, de onde não quero mais sair", ressaltou Maria das Graças.

A secretária municipal de Assistência Social de Satuba, Vera Maria Baia, destacou a parceria entre a Assistência Social de Satuba e Maceió para efetivar os encontros.

Secretária Municipal de Assistência Social de Satuba, Vera Maria Baia, ressaltou integração. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Secretária Municipal de Assistência Social de Satuba, Vera Maria Baia, ressaltou integração. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

"Para a gente está sendo muito interessante. Sabemos que alguns dessas pessoas idosas não têm mais família e a gente consegue passar para eles um pouco do nosso companheirismo, amor, atenção e o cuidado. Essa parceria entre a Assistência Social de Satuba e Maceió foi perfeita, pois assim os grupos interagem e obtém conhecimento", revelou a secretária.

A ação no Sesc Guaxuma durou o dia inteiro e proporcionou banho de piscina, almoço e diversas atividades para os idosos, bem como o acompanhamento de um profissional da saúde.

Um dos visitantes foi Raimundo Brito, 73 anos, assistido no Cras de Satuba. Ele é natural de Teresina, no Piauí, e mora em Alagoas há 15 anos.

Raimundo Brito é usuário do Cras de Satuba. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas
Raimundo Brito é usuário do Cras de Satuba. Foto: Luiz Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas

"É muito importante para mim estar sempre conhecendo pessoas novas. Por isso estou gostando muito desse passeio. Com a idade que eu tenho é tempo de aproveitar esse lazer. O Cras ajuda demais em tudo no meu dia a dia. Estou feliz demais aqui. Nasci em Teresina, no Piauí, mas hoje já me considero um alagoano de carteirinha", contou Raimundo Brito.

SEMDES

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h