Agosto Dourado e Lilás incentivou as mulheres sobre aleitamento materno e fim da violência

Gabinete da Mulher promoveu, em agosto, uma série de ações, palestras e iniciativas sobre os temas na capital alagoana

Gleycyanny Romão (Estagiária) / Secom Maceió 07/09/2022 às 11:30
Agosto Dourado e Lilás incentivou as mulheres sobre aleitamento materno e fim da violência
Prefeitura de Maceió desenvolveu diversas atividades voltadas ao público feminino. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió.

As campanhas Agosto Dourado e Agosto Lilás destacaram o período em alusão à proteção e cuidados com as mulheres. O Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres proporcionou uma série de doações, palestras e distribuição de materiais educativos, com o objetivo de conscientizar sobre o aleitamento materno e o fim da violência contra a mulher.

No início do mês de agosto, o Gabinete da Mulher e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) viabilizaram a inauguração do primeiro posto de coleta de leite humano do município, localizado na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no bairro do Benedito Bentes.

Além das rodas de conversa para tirar as dúvidas sobre a amamentação e os benefícios desse alimento para as crianças, as mães também realizaram a doação do leite para os bebês que estavam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário, local onde as doações ainda são entregues.

Campanha do Agosto Dourado orientou as mulheres sobre o benefício da amamentação. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió
Campanha do Agosto Dourado orientou as mulheres sobre o benefício da amamentação. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Para chamar atenção e orientar a população nas ruas sobre a temática da violência contra a mulher e a importância da amamentação, as equipes realizaram a “Blitz do Agosto Lilás” e a “Blitz da Amamentação” próximo a Casa Vieira, no Farol. Os motoristas e pedestres receberam materiais educativos e puderam ver os cartazes de conscientização das campanhas. Além disso, no dia 30 de agosto, o Gabinete da Mulher recebeu apoio dos times e jogadores na partida do CSA contra o Náutico, no Estádio Rei Pelé, para alertar os torcedores a respeito das ações.

Com o encorajamento para as mulheres romperem o ciclo da violência, uma parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas promoveu a Arena do Empoderamento Feminino, que proporcionou dois dias de palestras em referência ao Agosto Lilás, com apoio da Prefeitura de Maceió.

A programação aconteceu em frente ao cinema do Maceió Shopping e contou com a presença de psicólogas, advogadas, juízas e mulheres que já passaram por essas agressões e hoje contam histórias de libertação. Durante as palestras, elas debateram sobre os procedimentos que as mulheres devem fazer para realizar as denúncias e como procurar acolhimento na Casa da Mulher Alagoana.

Encerrando as atividades do mês, o Programa Empodera Mulher proporcionou diversos serviços para as mulheres ao lado do Papódromo, no Vergel do Lago. Nesse dia, as mulheres assistiram palestras e aproveitaram as massagens, pinturas gestacionais, fotos para o book de gravidez e serviços de beleza, como corte de cabelo.

No dia 31, uma capacitação ocorreu no auditório do Jaraguá e foi direcionada a profissionais de diversos serviços de saúde e assistência social para que entendessem como ajudar e direcionar as mulheres a fazer as denúncias e procurar acolhimento para encerrar o ciclo violento.

Campanhas encerram com capacitação de profissionais da saúde para acolher as mulheres. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Campanhas encerram com capacitação de profissionais da saúde para acolher as mulheres. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br