Abril pra Cultura valoriza artistas e mantém tradição dos bairros do Pontal e Jaraguá

Mais de 500 artistas e cerca de 100 atrações vão se apresentar nos fins de semana do mês de abril

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 12/04/2023 às 16:05
Abril pra Cultura valoriza artistas e mantém tradição dos bairros do Pontal e Jaraguá
Programação do Abril pra Cultura garante diversão do Pontal ao Jaraguá. Foto: Micael Oliveira / Secom Maceió

Valorização da cultura e dos artistas da capital, preservação de patrimônios históricos e a permanência da tradição nos bairros. É o que promove a segunda edição do Festival Abril pra Cultura, mais um grande evento gratuito que a Prefeitura de Maceió e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com programações no Pontal da Barra e Jaraguá.

O festival se estende em manter viva as tradições dos bairros, aliado ao desenvolvimento cultural, turístico e ao estímulo à economia criativa na capital. A gestão do prefeito JHC tem se notabilizado, também, por ações que culminam na revitalização do bairro das rendeiras, como é conhecido o Pontal da Barra, e o histórico Jaraguá.

O setor artístico é dos principais contemplados com as iniciativas culturais da Prefeitura de Maceió, já que mais de 500 artistas da capital e cerca de 100 atrações vão passar pelos palcos da programação, que prestarão homenagem ao cantor e compositor Djavan, um dos artistas maceioenses mais consagrados do país que abriu sua turnê mundial em Maceió no último dia 31 de março. Os fazedores de arte da capital vão espalhar uma vasta diversidade cultural, renovar a sensação de pertencimento e fortalecer a identidade nas comunidades.

Com 26 anos de carreira, Carla Araújo descobriu a vocação atual aos cinco anos de idade. A cantora, que possui o gênero musical do samba ao forró, pontua sobre o reconhecimento e respeito aos artistas do município em grandes eventos.

“Há muito tempo a gente não escutava falar em shows e em tanta programação relacionada à cultura como hoje. Isso é motivo de alegria, gratidão e alívio. Os editais da FMAC facilitaram bastante para que a gente chegue a diversos palcos, cachês e principalmente a nossa valorização”, destaca.

Já o representante artístico Emerson Davis, conhecido como Emerson Cultura.AL, conta que a ação da Prefeitura de Maceió em mais uma realização do projeto Abril pra Cultura é de extrema importância para a classe, pois contribui diretamente para a retomada do lazer nos bairros.

“Trazer entretenimento e cultura para dentro dos bairros é algo surreal. Estar representando alguns artistas locais me enche de alegria, sem contar a responsabilidade que é fazer parte de uma ação tão importante como essa. Através do credenciamento os artistas locais conseguiram ter mais visibilidade, valorização, oportunidades e geração de renda para os trabalhadores autônomos que participam dessa festa e muita alegria para o público presente”, ressalta.

O DJ André Lorenzo, mais um artista contemplado para tocar no Festival, expõe a felicidade em participar de um dos maiores festivais de música em Maceió.

“Fico feliz e honrado por essa oportunidade de tocar para o meu povo nesse mês importante para a cultura. Graças aos eventos criados pelo prefeito JHC, minha agenda de apresentações está cheia e minha situação financeira melhorou. Vou tocar no Pontal da Barra, e é maravilhoso porque mexe com toda grade da cultura, do artesanato à música. O lugar das rendeiras passa a ser ainda mais prestigiado porque recebe um grande público”.

Programação completa - 2ª edição do Festival Abril Pra Cultura homenageia Djavan

FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Rua Melo Morais, nº 59, Centro
CEP: 57020-330 // Telefone: (82) 3312-5820
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.
E-mail: protocolofmac@gmail.com