Seminário discute ações de prevenção e atendimento em situações emergenciais

Assistência Social e Defesa Civil apresentaram fluxos de atendimentos aos maceioenses em situações de calamidade pública

Felipe Pimentel (estagiário)/Ascom Semas 12/04/2023 às 13:59
Seminário discute ações de prevenção e atendimento em situações emergenciais
Atendimentos realizados em 2022, durante o período chuvoso, foram apresentados no evento. Foto: Allan César/Secom Maceió

Nesta quarta-feira (12), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promoveu o 1º Seminário sobre a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Contextos de Emergências Socioassistenciais na Cidade de Maceió. Cerca de 200 pessoas participaram do evento que ocorreu na Associação Comercial, no bairro Jaraguá. 

O objetivo da iniciativa foi disseminar o que é o serviço de proteção e atendimento em situação de calamidade e emergência, ampliar o conhecimento sobre o conceito de emergência, que não se restringe apenas ao período chuvoso, e apresentar os fluxos de atendimentos já existentes em Maceió. 

A assistente social e coordenadora de situações emergenciais da Semas, Emy Oliveira, avaliou o encontro e destacou que o evento é o início para melhorias no atendimento no caso de calamidades públicas na capital.  

“Avalio esse evento com um marco para a Assistência Social, na temática de calamidades, fazendo articulação com a Defesa Civil, participando juntos dessa capacitação, através do seminário, em conjunto com a sociedade civil, que fazem essa ponte entre os órgãos públicos e a comunidade. Esse encontro de hoje é um ponta pé inicial para que possamos aprofundar mais o assunto e propor melhorias no atendimento, sempre visando atender a população mais vulnerável. Estamos felizes por poder promover esse seminário”, afirmou a coordenadora.

Em 2022, durante o período chuvoso, a Prefeitura de Maceió contabilizou 15 abrigos provisórios para 4.500 pessoas que recebiam assistência com três refeições por dia, além de todo o suporte necessário. O coordenador-geral dos abrigos da Semas, Álvaro Farias, ressaltou a dificuldade em gerir abrigos temporários durante situações de emergências.  

“É muito delicado promover esse tipo de atendimento, nesses abrigos temporários em momentos de calamidade. É preciso então ter um fluxo de atendimento em conjunto. A gente sabe que há situações emergênciais todo o ano, devido às chuvas, mas nós estamos aqui para nos preparar para lidar com esses momentos antecipadamente”, frisou Álvaro.  

A Defesa Civil Municipal também participou do seminário e apresentou o plano de enfrentamento ao período chuvoso, Previne Maceió, para os servidores do SUAS da capital alagoana. O plano prevê as ações de mitigação de riscos e alinhamento entre secretarias para amenizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió. 

Além disso, ações e planejamentos também foram colocados em pautas pela equipe. O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, explicou a função dos órgãos municipais na prevenção de desastres e no atendimento emergencial aos maceioenses.

“É necessário entender que cada secretaria vai ter sua função no plano de enfrentamento ao período chuvoso, nos momentos de prevenção, preparação, de resposta e reestabelecimento. Estamos um passo à frente, quando já mapeamos os pontos e áreas de risco e o que é preciso ser feito. Não podemos esperar que a chuva chegue para pensarmos o que fazer”, informou Abelardo Nobre.  

O 1º Seminário sobre a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Contextos de Emergências Socioassistenciais na Cidade de Maceió foi um evento organizado pela Comissão de Educação Permanente da Semas.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h