Defesa Civil de Maceió apresenta plano de enfrentamento ao período chuvoso

Plano traz alinhamento de ações integradas de prevenção em toda a cidade

Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil 03/04/2023 às 13:10
Defesa Civil de Maceió apresenta plano de enfrentamento ao período chuvoso
Coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, apresentou o Previne Maceió aos demais secretários do Município. Foto: Jonatan Lins/Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió apresentou na manhã desta segunda-feira (3) o plano de enfrentamento ao período chuvoso, Previne Maceió. O plano prevê as ações de mitigação de riscos e alinhamento entre secretarias para amenizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió.

Essas ações estão baseadas nos eixos da prevenção, preparação, resposta e restabelecimento. Cada secretaria, que forma o grupo de trabalho, tem uma função previamente estabelecida para prevenir que os possíveis desastres causem grandes danos à população.

Entre os principais trabalhos desenvolvidos está a aplicação de lonas nas encostas, a limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais e canais. Além disto, novas parcerias foram firmadas para que o Município traga respostas mais céleres em casos de eventos extremos.

“Recentemente firmamos uma parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e com isso teremos acesso aos pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuvas) de Pernambuco, podendo saber com antecedência quando há a iminência de transbordamento da Lagoa Mundaú”, explica o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

Ainda na reunião, foram pontuadas as ações executadas em 2022, que contribuíram de forma direta para que, mesmo com a ocorrência de fortes chuvas no mês de maio e da inundação em julho, não houvesse registro de mortes em decorrência desses eventos na capital durante todo o período chuvoso.

“Esse momento é muito importante para que estejamos alinhados, pois em um momento de necessidade estaremos prontos para agir de forma eficiente para atender a população”, destaca o secretário de assistência social, Claydson Moura.

As ações de prevenção para 2023 foram iniciadas em novembro de 2022 com o planejamento e mapeamento das áreas de risco e, em janeiro, a Defesa Civil, por meio da Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos (DPR), iniciou a aplicação de lonas nas encostas.

“Essa ação é executada dentro de um cronograma que contempla vários bairros de Maceió onde temos pontos de alto risco. Mesmo sendo uma ação paliativa, tem sido bastante eficaz. Em nenhum dos pontos que aplicamos lonas em 2022 houve deslizamento de massa”, destaca o coordenador.

Estiveram presentes na reunião o coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre; secretário de Assistência Social, Claydson Moura; secretário de comunicação, Lininho Novais; coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota; o superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ronaldo Farias; a zootecnista do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal, Fernanda Rodrigues; o diretor de manutenção de vias da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Pedro Lucas; o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Carlos Guido; a superintendente de Energia e Iluminação Pública, Camila Porciúncula; o secretário de Educação, José Neto, secretária-adjunta da Saúde, Roberta Borges, superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa e o secretário de Habitação Neto Andrade.

Monitoramento

Além das ações efetivas nos pontos de risco, o monitoramento é realizado constantemente por meio dos técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC).

Nos dois primeiros meses de 2023 choveu abaixo do que era esperado. Mas, no ano passado também houve um início de ano mais tranquilo, mesmo assim o período chuvoso foi bastante intenso. Apesar deste prognóstico a projeção para esse ano é que as chuvas sejam mais amenas.

Veja a função de cada órgão municipal no Previne Maceió

Defesa Civil de Maceió

Atuará na sistematização do diagnóstico e encaminhamento das situações de risco para os órgãos competentes;

Educação

Pode contribuir com o oferecimento de escolas que servirão de abrigo;

Saúde

Auxilia nos cuidados sanitários com as famílias abrigadas;

Segurança Comunitária e Convívio Social

Faz a demolição dos imóveis condenados;

Assistência Social

Facilita o acesso das famílias desabrigadas e desalojadas aos abrigos municipais;

Habitação

Realiza o cadastro das famílias no programa de habitação;

Infraestrutura

Atuar nas obras de drenagens das encostas;

Superintendência de Desenvolvimento Sustentável

Atua nas supressões e podas das árvores que possam prejudicar em casos de deslizamento;

SMTT

Atua nas interdições das vias, para garantir um fluxo seguro nos períodos chuvosos.

DEFESA CIVIL

Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil

Rua Cônego João Barros Pinho, 107 - Pinheiro
CEP 57055-640 // Telefone: (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h