Ecopontos



Os Ecopontos são equipamentos públicos instalados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), para viabilizar o descarte regular de resíduos na capital. Atualmente, existem 5 ecopontos na cidade. Neles, o cidadão pode descartar, gratuitamente, entulhos da construção civil (até 1m³), móveis e eletrodomésticos inservíveis, restos de poda de árvore e materiais recicláveis.

Endereço Ecopontos:


- Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;

- Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;

- Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;

- Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 - Jardim Petrópolis;

- Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.

Os Ecopontos funcionam de domingo a domingo, das 6h às 18h.


Carroceiro Legal


Criado em novembro de 2019 pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o Projeto Carroceiro Legal tem objetivo de instruir os carroceiros da cidade a realizarem o descarte correto dos entulhos. Os carroceiros cadastrados no projeto recebem como forma de incentivo uma cesta básica, a cada 50 viagens realizadas.

Além do incentivo, no ato do cadastro, os carroceiros recebem coletes com a identificação da prefeitura e têm as carroças emplacadas. São orientados quanto às medidas de segurança no trânsito e educação ambiental. Além disso, os animais recebem doses de vermífugo e vitaminas A, D e E, a fim de mantê-los saudáveis e livre de doenças.