Saúde da Gente


PROGRAMA SAÚDE DA GENTE

Visando ampliar o acesso às ações e serviços de saúde em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde implantou, no dia 08 de agosto de 2022, o programa Saúde da Gente – o maior serviço de saúde itinerante do país -, ofertando atendimento clínico e especializado às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social nos diversos bairros e comunidades da capital.

O Saúde da Gente tem tido uma boa aceitação pela população de Maceió, até o presente momento o projeto contabiliza 780.659 atendimentos nas cinco frentes de trabalho: Saúde do Adulto (homem e mulher) e Infantil (tenda unificada), Saúde Mental, nas Grotas e Saúde Animal. A tenda fixa do programa funciona de segunda a sábado, das 08h às 20h. Aos domingos, a equipe atua apenas no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Praia, com diversos serviços, das 8h às 14h. E seguindo com a vacinação no local, das 14h às 21h.

Desde a inauguração o número de atendimentos tem crescido significativamente, por promover o acesso a consultas e exames, além de atendimento integral e humanizado no território de moradia.

Saúde da Mulher

Na frente de Saúde da Mulher são ofertados serviços de: clínica geral, ginecologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia. Procedimentos como: vacinação, citologia, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, Ultrassonografia (USG), coleta de exames laboratoriais e inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para as mulheres com os exames prévios já realizados (citologia e USG transvaginal). No dia 17 de junho, foi inserida no quadro de profissionais a especialidade de dermatologia.

Saúde Infantil

A frente Infantil conta com atendimento de pediatria, odontologia, enfermagem, nutrição, psicologia, consulta com oftalmologista, coleta de exames laboratoriais e vacinação. O atendimento na tenda da criança foi estendido para o público infantojuvenil devido a grande demanda de necessidades de saúde dos jovens de Maceió, incluindo educação sexual e reprodutiva. Desde o dia 02 de junho do corrente ano, foi iniciado o atendimento com médico alergologista na tenda Infantil.

Saúde Animal

Já a assistência aos animais acontece pela frente de Saúde Animal, que disponibiliza vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação. Em articulação com o Gabinete da Causa Animal, casos suspeitos de leishmaniose são investigados, as coletas de materiais biológicos são feitas nas tendas e encaminhadas ao setor de zoonoses.


Saúde nas Grotas

O Saúde nas Grotas conta com dez equipes multiprofissionais que realizam visitas nas comunidades/grotas, com vistas a busca ativa de necessidades no próprio território. As equipes das grotas são compostas por: enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Atualmente, duas dessas equipes possuem psicólogo em sua composição.

Uma equipe de profissionais também presta diversos serviços de saúde na estrutura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, bem como realizam também assistência às pessoas em situação de acolhimento institucional.

Saúde Mental

A Saúde Mental possui 20 psicólogos distribuídos nos 08 Distritos Sanitários prestando assistência aos problemas de ordem psíquica da população. Para facilitar o acesso ao atendimento, 10 deles estão lotados em unidades com Corujão da Saúde, fornecendo o serviço no horário noturno.



Confira relatório e gráficos de atendimentos do Programa

Dados Consolidados - Saúde da Gente

RELATÓRIO SAÚDE DA GENTE - 25-07-2023

RELATÓRIO SITUACIONAL DO PROGRAMA ITINERANTE SAÚDE DA GENTE - MARÇO 2024