Ouvidoria - SUS


OUVIDORIA DO SUS, EM MACEIÓ, busca garantir qualidade digno nos seus atendimentos

Depois de consolidar seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS em Maceió vem ampliando sua credibilidade junto aos diversos públicos.

“Sempre tivemos uma demanda considerável de manifestações relacionadas ao atendimento recebido pelos usuários nas unidades de saúde. Assim tratamos com transparência, eficiência, agilidade, imparcialidade, respeito “, afirma a ouvidora Josiene Barbosa.

Considerada – inclusive pelo Ministério da Saúde – como uma das mais bem sucedidas experiências da área de Ouvidorias no país, a Ouvidoria do SUS em Maceió vem fazendo a diferença no município, sendo utilizada como referência não só para outros órgãos municipais, mas também para outras cidades alagoanas, representando o olhar do usuário que faz uso do sistema público de saúde, visando o fortalecimento do controle social.

Promovendo estratégias eficazes de atenção aos cidadãos, a Ouvidoria do SUS tem registrado um crescimento no número de demandas. A boa notícia é que cerca de 90% delas têm tido um encaminhamento satisfatório. “Isso vem refletindo o esforço da gestão em garantir um atendimento digno ao usuário, buscando aperfeiçoar a dinâmica de funcionamento do SUS”, frisa Josiene Barbosa, ouvidora do SUS de Maceió.

16 anos de existência

Criada em 8 de fevereiro de 2005, a Ouvidoria do SUS em Maceió passou por um longo período de estruturação até ser oficializada pela Portaria nº 009, em dezembro de 2006. De lá para cá, o setor vem fortalecendo sua missão, promovendo o acolhimento dos usuários em reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao conhecimento das áreas técnicas e órgãos competentes, eliminando a burocracia de papéis e assegurando agilidade às respostas dessas manifestações.

Paralelamente, o setor tem consolidado uma parceria maior com os próprios servidores da Saúde. Colocando em prática os princípios da Ouvidoria Ativa do SUS. Promovendo sempre ampla divulgação do papel que desempenha na administração pública, como instrumento de aprimoramento, modernização e humanização das relações entre a gestão e a população.

Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou pelo e-mail ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br