Ouvidoria - SUS
OUVIDORIA DO SUS, EM MACEIÓ, busca garantir qualidade digno nos seus atendimentos
Depois de consolidar seu papel como um dos principais canais de
articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando
garantir a qualidade dos serviços prestados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS
em Maceió vem ampliando sua credibilidade junto aos diversos públicos.
“Sempre tivemos uma demanda considerável de manifestações
relacionadas ao atendimento recebido pelos usuários nas unidades de
saúde. Assim tratamos com transparência, eficiência, agilidade,
imparcialidade, respeito “, afirma a ouvidora Josiene Barbosa.
Considerada – inclusive pelo Ministério da Saúde – como uma das mais
bem sucedidas experiências da área de Ouvidorias no país, a Ouvidoria do
SUS em Maceió vem fazendo a diferença no município, sendo utilizada
como referência não só para outros órgãos municipais, mas também para
outras cidades alagoanas, representando o olhar do usuário que faz uso
do sistema público de saúde, visando o fortalecimento do controle
social.
Promovendo estratégias eficazes de atenção aos cidadãos, a Ouvidoria
do SUS tem registrado um crescimento no número de demandas. A boa
notícia é que cerca de 90% delas têm tido um encaminhamento
satisfatório. “Isso vem refletindo o esforço da gestão em garantir um
atendimento digno ao usuário, buscando aperfeiçoar a dinâmica de
funcionamento do SUS”, frisa Josiene Barbosa, ouvidora do SUS de Maceió.
16 anos de existência
Criada em 8 de fevereiro de 2005, a Ouvidoria do SUS em Maceió passou
por um longo período de estruturação até ser oficializada pela Portaria
nº 009, em dezembro de 2006. De lá para cá, o setor vem fortalecendo
sua missão, promovendo o acolhimento dos usuários em reclamações,
denúncias, elogios, solicitações e sugestões relativos aos serviços
prestados pela rede SUS do município, levando essa informação ao
conhecimento das áreas técnicas e órgãos competentes, eliminando a
burocracia de papéis e assegurando agilidade às respostas dessas
manifestações.
Paralelamente, o setor tem consolidado uma parceria maior com os
próprios servidores da Saúde. Colocando em prática os princípios da
Ouvidoria Ativa do SUS. Promovendo sempre ampla divulgação do papel que
desempenha na administração pública, como instrumento de aprimoramento,
modernização e humanização das relações entre a gestão e a população.
Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió
funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias
Cabral, 569, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou pelo e-mail [email protected]