Controle Epidemiológico

Locais Postos de Informacao de Triatomineos docx

Disque Dengue


As ações de controle de doenças e agravos são promovidas em Maceió pela Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS por meio da implementação de estratégias de saúde nos bairros da capital.

Dentre as ferramentas criadas pelo setor, está o Disque Dengue. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, no número 3312-5495. Pelo telefone, maceioenses podem denunciar focos e áreas com potencial para proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – o Aedes aegypti.

Além disso, a população pode entrar em contato com o Disque Dengue para informar locais com presença de roedores, animais peçonhentos ou do mosquito palha – transmissor da leishmaniose canina.

Após demanda registrada, equipes da SMS comparecem ao local para fazer o controle dos insetos, vetores e animais que apresentem risco à saúde da população.


Postos de Informação de Triatomíneos


Barbeiros, insetos que transmitem a Doença de Chagas, coletados pela população precisam ser destinados a um dos onze Postos de Informação de Triatomíneos (PITs) distribuídos pelos bairros de Maceió.

A entrega nos locais é imprescindível porque os pontos seguem orientações importantes que devem ser observadas no momento do recebimento e que fazem grande diferença no processo de monitoramento de ocorrências do vetor.

Informações como endereço completo, telefone de contato e local onde o barbeiro foi coletado são solicitados no ato do recebimento do barbeiro. Esses dados são cruciais para o futuro planejamento das ações de investigação e intervenção no local onde o besouro foi encontrado e em suas imediações.

Os PITs funcionam segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.

Conheça os Postos de Informação de Triatomíneos (PITs) – [ BAIXAR PDF ]