Praça Maria de Lourdes da Silva
Localizada no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, a Praça Maria de Lourdes da Silva é hoje um símbolo de valorização da comunidade e preservação da memória afetiva local. Totalmente revitalizado, o espaço oferece à população uma estrutura completa para lazer, esporte e convivência.
A nova praça é um marco de avanço urbanístico e social para os moradores do Carminha. Ela leva o nome de uma mulher que simboliza a luta das famílias que construíram esse território com muito esforço, Maria de Lourdes da Silva.
Dona Maria nasceu na Barra de Santo Antônio, em uma família humilde do campo. Desde muito jovem, já ajudava os pais na roça. Aos oito anos, trabalhava na lavoura; aos 14 anos, já cortava cana. Teve 10 filhos, dos quais perdeu dois, e criou mais um. Após o fim de um casamento de 25 anos, mudou-se para Maceió e passou um tempo na casa da irmã, até que surgiu a oportunidade de morar na favela Sururu de Capote.
Ali, começou uma nova luta. Em um barraco construído com as próprias mãos e com os filhos pequenos, viveu por 12 anos. Toda a família contribuía para colocar comida na mesa, limpando sururu como forma de garantir a sobrevivência. Em 2004, veio a grande virada, Maria foi contemplada com uma casa no Conjunto Carminha, a primeira moradia digna depois de anos de resistência. Desde então, fincou raízes no bairro e se tornou uma referência de força e superação para todos ao seu redor. Faleceu em 2022, deixando como legado uma história marcada por força, coragem e superação.
Na gestão do prefeito JHC, a praça foi completamente transformada. Hoje, conta com quadra poliesportiva, travinha, parquinho infantil, academia 60+ e arquibancada. Um cenário que contrasta com o passado, quando o espaço tinha apenas de uma quadra deteriorada e alguns bancos. A revitalização da praça eleva a qualidade de vida da comunidade, como também eterniza a história de uma mulher guerreira, cuja trajetória inspira gerações.