PRAÇA JOSÉ JOAQUIM DA SILVA
No coração da comunidade do Vale do Reginaldo, na Rua Diegues Júnior, a Praça José Joaquim da Silva foi construída como um símbolo de renovação e memória. O espaço homenageia o morador mais longevo da região, um homem que viu sua comunidade crescer. Natural de Joaquim Gomes, José Joaquim da Silva chegou ao Vale em 1938, onde viveu até o dia de seu falecimento, em 25 de março de 2025, aos 109 anos. Seu Joaquim partiu deixando sua família e um legado inestimável no lugar que escolheu para morar.
Ao longo de sua vida, trabalhou como apontador de cana-de-açúcar. Figura conhecida, era sinônimo de elegância, sempre vestindo terno e chapéu que eram sua marca registrada. Sua paixão pela comunidade era visível em suas caminhadas diárias e na atenção que dedicava aos vizinhos, demonstrando forte vitalidade e lucidez apesar da idade, sendo considerado um ótimo conselheiro com seu jeito comunicativo e atento. Ao lado de sua esposa, Severina Conceição da Silva, formou uma grande família com oito filhos: Roseane, Gildo, Edilson, Maria, Delma, Elisângela, Rosenilda, Joaquim, mais dezoito netos e treze bisnetos.
Ainda em vida, em 2023, recebeu o reconhecimento merecido através do projeto "Colorir é Legal", da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em conjunto com a iniciativa comunitária “Loukos pelo Vale”. Sua imagem, capturada pelas lentes de Célio Júnior, foi transformada em mural pelo artista Alan Lima. A obra, que tanto emocionou seu Joaquim, hoje eterniza seu olhar sobre o Vale do Reginaldo, integrando a história de um morador centenário à revitalização de seu lar.
A nova praça simboliza essa vitalidade e senso comunitário de seu Joaquim, além de trazer mais qualidade de vida ao Vale do Reginaldo e marcar a transformação de um terreno baldio em um espaço de convivência e lazer para os moradores da região. O ambiente será agora sinônimo de união, celebrações e de uma nova fase que vem sendo construída no local.
Na gestão do Prefeito JHC, um lugar abandonado se tornou exemplo de revitalização. Agora, toda a comunidade pode contar com uma área de convívio adequada, uma arquibancada estruturada para eventos culturais e esportivos, uma travinha para os entusiastas do futebol e um parque infantil com segurança e infraestrutura para as crianças.