Galeria Massayó

A Galeria Massayó, localizada na Praça Euclides Malta, antiga Praça do Cine Rex, destaca-se pela singularidade de sua edificação dos anos 60, em estilo protomoderno. A praça, situada no bairro da Pajuçara, possui também uma parada de ônibus em estilo modernista, composta por estruturas de concreto em forma de cascas, que, juntamente com bancos e árvores, harmonizam-se com a construção histórica.

Este prédio já teve diversos usos: foi sede do Lions Clube de Maceió e, posteriormente, um posto de saúde para vacinação infantil. Após um longo período de abandono, foi restaurado e adaptado para uso cultural, passando a sediar a Galeria Massayó mantendo as características originais do projeto arquitetônico

e destacando elementos como o piso em granilite, portas e janelas de madeira e vidro nas aberturas originais, forro em madeira vinílico, iluminação moderna e acessibilidade. A fachada mantém adornos característicos, incluindo caneluras e um frontão retangular na platibanda.

A praça em frente ao antigo Cine Rex, que recebia este nome devido ao cinema que ali existia, é um marco cultural da cidade. Historicamente, o espaço era um ponto de encontro onde amigos e casais esperavam o início dos filmes, aproveitando para tomar sorvete e comer pipoca. Hoje oficialmente chamada de Praça Euclides Malta, sua vizinhança é composta majoritariamente por estabelecimentos comerciais. Os edifícios antigos, incluindo o próprio cinema, foram descaracterizados ao longo do tempo para dar lugar a novas construções.

Considerada uma Unidade Especial de Preservação Cultural (UEP), a Galeria Massayó foi designada para este status de preservação pelas leis municipais Plano Diretor nº 5486/2005 e Código de Urbanismo e Edificações nº 5593/2007. O conceito central da nova galeria valoriza o próprio prédio como um acervo em si, chamando a atenção pelo restauro e pela preservação de sua estética modernista. Com essa reestruturação, a Galeria Massayó promete se tornar uma “jóia” cultural de Maceió, atraindo visitantes interessados no patrimônio histórico e na arte.

Na gestão do prefeito JHC, a Galeria Massayó passou por um cuidadoso processo de restauração, resgatando a importância de um prédio histórico que integra a memória urbana de Maceió. O espaço foi requalificado para funcionar como galeria de exposições, fortalecendo a política de valorização do patrimônio cultural e ampliando o acesso da população à arte. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a preservação da história e com a promoção da cultura, transformando o edifício em um equipamento cultural vivo, integrado ao cotidiano da cidade.

Foto: Allan Cesar / Secom Maceió
Foto: Allan Cesar / Secom Maceió