Castramóvel



A Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), conhecido como Castramóvel, é dotado de estrutura para realização de castração em cães e gatos no município de Maceió, visando o controle populacional de animais na cidade. O equipamento, que integra o Programa Municipal de Esterilização Permanente de Cães e Gatos, passará por diversos bairros da capital, buscando trazer benefícios à população por meio do controle populacional e da educação em saúde.

A iniciativa contribui para a redução de doenças zoonóticas, que são transmitidas aos humanos através de animais não vacinados, que são domiciliados, semidomiciliados ou de vida livre. O programa ainda contará com ações educacionais sobre manejo ambiental, alimentar e sanitário que, além de reduzir ou estacionar a situação de abandono, trará melhorias para a saúde pública, que é um dos pilares do projeto, dentro do propósito do Município de promover políticas públicas para a causa animal.

Como funciona:


O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) é responsável pela agenda dos bairros em que o Castramóvel estará atendendo. E informa previamente a população, a data, local e horário que a equipe irá fazer a entrega das fichas.
De posse da ficha de atendimento, o animal passará pela triagem e avaliação clínica com Médico Veterinário e fará coleta para exame de sangue.
Estando apto para castração a equipe do Gabinete ligará fazendo o agendamento do procedimento cirúrgico. É importante que no dia do atendimento os animais estejam na coleira com guia ou em caixa de transporte.

Como ter acesso ao projeto:


Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência do bairro em que o Castramóvel vai realizar os atendimentos, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do governo federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

Para mais informações:

(82) 98752.2055