Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)


Por que a licitação do transporte público foi realizada?


O principal objetivo do lançamento da licitação foi de regular o transporte público de Maceió de modo a melhorar a qualidade dos serviços, atendendo as necessidades de mobilidade e transporte da população. A última outorga foi concedida em 1999. As empresas terão metas a cumprir para assegurar a qualidade do serviço.

O que mudou com a licitação do transporte público?


O sistema foi redimensionado, com criação de novas linhas; renovação da frota com pelo menos 20% de carros zero quilômetro; 100% de acessibilidade e implantação da integração temporal, que permite a troca de ônibus sem pagamento de nova tarifa no trajeto de uma hora e meia, feito na mesma direção, em qualquer ponto de ônibus.

As empresas tem a concessão para funcionar em quatro lotes assim divididos:

– Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;

– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;

– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;

– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.



A transição dos lotes acontece a partir do dia 09 de janeiro. CLIQUE AQUI e confira a relação de linhas por lote (empresas).


O que é o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM)?

O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) é a operacionalização do novo sistema que consiste na implantação da integração temporal entre as mesmas empresas. Somente com o cartão eletrônico é que os passageiros poderão fazer mais de um embarque pagando somente uma passagem no intervalo de uma hora e meia.

O cartão eletrônico pode ser adquirido gratuitamente nos postos da Transpal, que está localizada na Avenida Buarque de Macedo, 549 A, Centro, e em postos volantes montados semanalmente nos terminais e bairros da cidade.

CLIQUE AQUI
e veja a lista das lojas de conveniência para a venda de créditos de passagem no seu bairro.

Quando começarão as mudanças?

A primeira fase da implantação das melhorias previstas do edital de licitação do transporte público tem início em janeiro de 2016, com a implantação do SIMM. Nesta primeira fase, também terão início a padronização da frota com nova identidade visual, atendimento à legislação de acessibilidade com disponibilidade de dois lugares para cadeirantes nos 50 novos ônibus e manutenção dos terminais pelas empresas.

Janeiro: integração temporal parcial em fase de teste, início da manutenção dos terminais pelas empresas, transferência de todas as linhas para cada lote e nova tarifa.

A partir de 25/01, a Integração Temporal será implantada em fase de teste na cidade. As linhas de ônibus oferecerão o sistema de forma gradativa.