Verão Massayó: Coleta Seletiva é Massa recolhe 14 toneladas de recicláveis durante festival

Trabalho foi realizado pelas cinco cooperativas parceiras da Prefeitura e gerou renda para mais de 140 famílias

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 17/01/2023 às 10:23
Verão Massayó: Coleta Seletiva é Massa recolhe 14 toneladas de recicláveis durante festival
Durante os cinco dias, foram recolhidas 14 toneladas de materiais recicláveis. Foto: Secom Maceió

Durante os cinco dias de evento do Verão Massayó, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esteve presente com a campanha Coleta Seletiva é Massa, que garantiu um ambiente limpo e confortável para que os cidadãos aproveitassem a festa realizada pela Prefeitura. O trabalho realizado pelas cooperativas parceiras resultou em 14 toneladas de recicláveis recolhidos ao todo.

Além de coletar diversas garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral, o trabalho realizado, em ambos os polos de atrações, pelas cooperativas Catamundaú, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Coopvila e Cooplum também gera renda para mais de 140 famílias de cooperados em Maceió.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, diz que a parceria, assim como no São João da capital, funcionou de forma perfeita.

"São profissionais maravilhosos! Ficamos felizes por tê-los como parceiros, não só nos grandes eventos, mas em toda gestão fazendo nossa coleta seletiva, evitando que recicláveis sejam destinados de forma incorreta e agridam o meio ambiente. Mais uma vez a campanha foi um sucesso", disse.

Esquema de limpeza - Além do trabalho com as cooperativas, a Sudes também preparou um esquema especial para a limpeza antes, durante e depois de cada dia de shows, onde 32 garis atuaram na manutenção da limpeza do ambiente. Após o fim de cada dia, 20 agentes fizeram a higienização, com o apoio de um caminhão pipa e um compactador, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

"Terminamos os shows fazendo a limpeza de forma exemplar, deixando os ambientes organizados novamente. Mas o trabalho não pode parar, diariamente estamos nas ruas fazendo a manutenção da cidade. Foi uma grande de lixo gerado, e isso precisa ser repensado por cada gerador, que devem procurar sempre locais adequados para o descarte", completou o superintendente.

Participação dos garis - Os garis que trabalharam no local também deram um espetáculo. Com um contingente de 52 agentes atuando por dia, os serviços de limpeza realizados durante e depois do evento tiraram em média 3 toneladas de resíduos diversos, por dia, evitando que fossem espalhados pela cidade e tivessem a destinação incorreta.

Os profissionais se revezaram entre o Palco Sereia, no estacionamento de Jaraguá e o Palco Sururu, montado na Rua Celso Piatti, em frente ao Centro de Convenções, atuando no antes, durante e fazendo a higienização após o fim de cada dia de atrações, contando com a ajuda de um caminhão pipa e um veículo coletor.

Com muita alegria por poder aproveitar durante o trabalho, as grandes atrações disponibilizadas no Verão Massayó, Felipe Araújo, que é gari de Maceió desde 2020, foi um dos destaques ao subir no palco e dançar ao lado de artistas como Dennis DJ, Xand Avião e Wesley Safadão.

"No nosso dia a dia sempre tem alegria, felicidade e descontração. Nós somos assim e aproveitando a música do Verão Massayó nosso ânimo aumenta. Além de ser o serviço que alimenta nossas famílias, nós gostamos de animar outras pessoas. As vezes, as pessoas saem de casa preocupadas, angustiadas ou tristes e quando vê a animação da gente e do pessoal da coleta seletiva fica feliz", disse.

Além dos garis, a Superintendência também pôs em prática a campanha Coleta Seletiva é Massa, responsável por recolher os recicláveis no evento e dar a destinação correta para eles, mantendo a cidade limpa e gerando renda para mais de 140 famílias de cooperados.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h