Veja como funciona e a importância da Taxa de Manutenção de Jazigo

Valor arrecadado ajuda a manter a estrutura dos cemitérios

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 21/04/2022 às 09:00
Veja como funciona e a importância da Taxa de Manutenção de Jazigo
Taxa de manutenção de jazigo pode ser paga ao longo do ano corrente. Foto: Ascom Sudes

Perder um ente querido é um momento difícil. Visando minimizar os impactos emocionais de sepultar uma pessoa amada, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) orienta os cidadãos sobre as taxas que podem ser cobradas ao executar os serviços ofertados sem entraves burocráticos.

Ao adquirir um jazigo é muito importante que o cidadão fique atento a todos os pormenores, inclusive às taxas que podem ser cobradas. Afinal, muitas delas terão de ser pagas de forma contínua. Entre essas cobranças está a taxa de manutenção de jazigo, cujo valor pode variar, a depender cemitério.

Cobrada anualmente pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela administração dos campos santos de Maceió, a taxa não possui data de vencimento, sendo possível efetuar o pagamento até o dia 31 de dezembro do ano corrente. O não pagamento da taxa no período de cinco anos consecutivos acarreta a perda da concessão do jazigo, o que provoca a transferência dos restos mortais do ente ao ossuário coletivo.

Valor arrecado é utilizado para melhorias na estrutura dos campos santos. Foto: Ascom Sudes
Valor arrecado é utilizado para melhorias na estrutura dos campos santos. Foto: Ascom Sudes

O coordenador geral de Gestão de Serviços Funerários, Christiano Lyra, revelou que a taxa de manutenção é importante para manter a estrutura dos cemitérios.

"Com esse valor, nós cuidamos das áreas comuns do local. Cuidamos também da renovação e tratamento de jardins e árvores, além de ser utilizado na manutenção das ruas e de toda a infraestrutura oferecida pelo cemitério", disse.

Embora a taxa não seja direcionada para os cuidados específicos dos jazigos, o valor arrecadado é de suma importância para que todos continuem usufruindo de um espaço adequado, de paz e principalmente limpo e bem cuidado.

A emissão de guias para pagamento podem ser realizadas pela Central Única de Sepultamentos (confira endereço ao final do texto) ou pelo WhatsApp (82) 98222-7748. Além disso, podem ser solicitadas na Coordenação Geral de Gestão de Serviços Funerários, situada na sede da Sudes, em Jaraguá, e na administração de cada cemitério público, das 8h às 17h.

Central é responsável por unificar serviços de responsabilidade dos cemitérios. Foto: Ascom Sudes
Central é responsável por unificar serviços de responsabilidade dos cemitérios. Foto: Ascom Sudes

"A Central Única de Sepultamentos foi criada para reduzir a busca do cidadão pelos serviços que são de responsabilidade dos cemitérios, facilitando o sepultamento dos entes queridos e ajudando, de alguma maneira, a reduzir o sofrimento das famílias", completou o coordenador.

Outras taxas

Além da taxa de manutenção de jazigos, existem outras taxas que o cidadão pode pagar ao sepultar um ente querido em um dos cemitérios municipais. A taxa de sepultamento, que varia de acordo com a idade do falecido e o local onde ele deve ser enterrado, é uma delas.

Em casos onde o cidadão não pode pagar a taxa é possível solicitar a isenção da cobrança. Basta se dirigir a sede do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) (confira o endereço no final do texto) e apresentar a documentação necessária (confira a documentação ao final do texto). Em alguns casos, a Prefeitura ainda disponibiliza o caixão e o translado do corpo até o cemitério.

Endereço da Central Única de Sepultamentos

Avenida Siqueira Campos, 1897A – Trapiche da Barra

Endereço Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA)

Avenida Amazonas, 90, Prado (em frente à Praça da Faculdade)

Documentação necessária para solicitar isenção da taxa

Familiar solicitante

RG, CPF e comprovante de residência;

Ente falecido

RG, CPF e declaração de óbito.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h