Veja como descartar seu material volumoso de maneira correta

Descarte irregular pode ser evitado através da solicitação de coleta, e é realizada em até sete dias úteis

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 27/08/2022 às 08:30
Veja como descartar seu material volumoso de maneira correta
Veja como descartar seu material volumoso de maneira correta. Foto: Ascom Sudes

Infelizmente, ainda é muito comum andar pelas ruas de Maceió e encontrar eletrodomésticos, eletrônicos quebrados e móveis inservíveis descartados de forma irregular em vias e espaços públicos da capital. Mas você sabia que a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) faz o recolhimentos desse material na sua casa, de forma gratuita e em até sete dias úteis?

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, explica que o serviço é essencial na diminuição do descarte irregular e, consequentemente, contribui para a redução destes pontos crônicos. “São cerca de 200 pontos crônicos de lixo mapeados pela Sudes, gerados pelo descarte irregular, e nestes locais os resíduos volumosos são encontrados em maior quantidade", disse.

Materiais volumosos são comumente encontrados em vias e espaços públicos. Foto: Ascom Sudes
Materiais volumosos são comumente encontrados em vias e espaços públicos. Foto: Ascom Sudes

A Coleta de Volumosos acontece de forma simples e rápida. Após a solicitação, a Superintendência estabelece uma rota e faz o recolhimento do lixo volumoso na porta do cidadão.

"Para evitar o acúmulo de itens inservíveis, disponibilizamos a coleta à população de forma gratuita. É uma forma simples e prática do maceioense ajudar a manter a nossa cidade limpa e sem resíduos descartados em vias públicas”, completou Farias.

Central de Monitoramento é responsável por registrar as solicitações. Foto: Ascom Sudes
Central de Monitoramento é responsável por registrar as solicitações. Foto: Ascom Sudes

Para solicitar a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834, enviando endereço completo com ponto de referência. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos de coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado, gratuitamente, em até sete dias úteis.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h