Vale do Reginaldo ganha parque infantil em espaço antes tomado por lixo e lama

Crianças que moram na região aproveitam os brinquedos instalados pela Prefeitura

Deborah Freire / Secom Maceió 04/10/2022 às 12:31
Vale do Reginaldo ganha parque infantil em espaço antes tomado por lixo e lama
Amigos Lucas, Nicole e Laysa aproveitam os brinquedos na saída da escola / Foto: Alisson Frazão

Na volta da escola com as amigas Nicole e Laysa, o estudante Lucas Emanuel, de 12 anos, deu uma paradinha para brincar no parque infantil instalado logo na entrada do Vale do Reginaldo, ao lado do ginásio da Escola Municipal Maria Carrascosa, no Poço.

Eram 10h da manhã, o sol forte, mas o desejo de brincar foi maior. É que antes a região não tinha um espaço para crianças e, no lugar onde foram instalados os brinquedos, a paisagem era composta de lama, lixo, porcos e muito mau cheiro.

“Quando não tinha o parque, era tudo sujo. Uma vez até me sujei indo para escola. Está melhor agora, não tem fedor de porco. Nem se compara com antigamente”, afirma o adolescente.

Quem mais aproveita a novidade é Nicole, que tem 10 anos. Quase todas as noites ela vai ao parquinho. “Já brinquei muito nesse balanço, quase toda noite venho aqui. Agora ficou muito melhor”, diz.

As mudanças no Vale do Reginaldo começaram em maio com o início da operação Via Bela, uma ação conjunta de secretarias municipais para limpar e revitalizar os bairros de Maceió. Assim como na orla lagunar, a Via Bela funciona de forma permanente no Reginaldo e, simultaneamente, estão sendo realizadas melhorias de infraestrutura.

A região começou a receber pavimentação nas ruas transversais, a coleta de lixo foi intensificada, foi instalado wi-fi gratuito na comunidade, as passarelas que ficam sobre o riacho foram reformadas ou substituídas e o parque foi instalado em um dos pontos que tinham descarte crônico de lixo.

Carlos Eduardo Flor, gerente municipal de Zeladoria do Vale do Reginaldo, lembra que o local onde está hoje o parquinho era tomado por lixo e porcos, mas após a limpeza e as ações de educação ambiental realizadas pela Prefeitura, o cenário começou a mudar.

O espaço se transformou em uma área de convívio, um espaço onde os moradores se reúnem com os filhos, conversam, interagem e até tiram fotos no mural que foi pintado pela equipe de conscientização de arborização da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

“O Reginaldo era esquecido, tomado por mato, por lixo, e hoje tem esse espaço bacana para brincar, conversar, tirar foto no mural. Aqui ficou totalmente diferente, sendo cuidado pela gestão. É muito gratificante ver a transformação que a Prefeitura está fazendo”, comemora.

Áreas de lazer e de convívio em uma região como o Vale do Reginaldo têm uma relevância ainda maior. Por esse motivo, o Município também irá instalar no local uma academia ao ar livre. As obras já iniciaram.

Marluce Vitorino Alves está alegre com a transformação do local onde mora. Ela aprovou e os netos, que a visitam de vez em quando, gostaram ainda mais. “A bagunça era grande. Tinha lixo, porco, lama, barata, rato, o que você imaginar tinha, mas reduziu e muito, ficou muito bom”, aprovou.

Veja antes e depois:

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h