Secretarias vistoriam obras de revitalização do Corredor Vera Arruda

Técnicos identificaram quais as demandas mais urgentes para que a primeira etapa da revitalização seja entregue em meados de dezembro

Deborah Freire / Secom Maceió 29/11/2022 às 13:06
Secretarias vistoriam obras de revitalização do Corredor Vera Arruda
Secretário Claydson Moura vistoriou obras do Corredor Vera Arruda acompanhado de secretários e diretores. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Representantes das secretarias municipais envolvidas na revitalização do Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, realizaram nesta terça-feira (29) uma vistoria das obras em andamento no local.

Coordenados pelo secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, secretários, diretores e assessores técnicos identificaram quais as demandas mais urgentes para que a primeira etapa da revitalização seja entregue à população em meados de dezembro.

De acordo com Claydson Moura, a Prefeitura já recuperou mais de 200 praças em bairros de periferia e, agora, chegou ao Corredor Vera Arruda, local muito frequentado por moradores e turistas, e vai fazer toda a reforma dos passeios, ciclovias, iluminação e jardinagem, além de manter a segurança e a limpeza constantes.

“É mais uma medida acertada do prefeito JHC, e nós não vamos sair desse espaço antes de fazer todas as melhorias. Ao final, vamos garantir a manutenção e a segurança, com guardas municipais fixos, com equipe de limpeza urbana fixa. É um avanço e um grande presente para Maceió”, avaliou.

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, explicou que já foram reformados e pintados os espaços esportivos do Corredor, e colocada areia em quadras de beach tênis, futevôlei e voleibol, que estavam danificadas. A próxima medida será a instalação das tabelas nas quadras de basquete, que deve ocorrer durante esta semana.

Secretários, diretores e assessores técnicos identificaram demandas mais urgentes da reforma. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió
Secretários, diretores e assessores técnicos identificaram demandas mais urgentes da reforma. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o secretário adjunto Ivens Peixoto acompanhou a vistoria e detalhou quais serão as ações da pasta no local. As obras já foram iniciadas e vão desde a troca de bancos, ao retoque de piso, melhoramento no intertravado, que estava com desnível, e pintura de equipamentos. “São uma série de coisas pequenas, mas que atrapalham quem anda e pratica esportes. Vamos melhorar o visual do espaço, para dar mais conforto para os usuários”, afirmou.

Carol Vergetti, diretora operacional da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), destacou que o primeiro passo da pasta foi aumentar o número de garis fixos, que hoje são 11, além de um fiscal, e instalar papeleiras a cada 40 metros de corredor, para evitar o descarte de lixo no chão. Todas as árvores do local foram podadas, e as jardineiras já começam hoje a receber o preparo para a aplicação de grama. Também será feita a substituição de plantas secas e troca de espécies.

A Superintendência de Iluminação Pública (Sima) fará a manutenção dos postes com pintura e a manutenção das luminárias de LED, além da substituição daquelas que não são de LED. De acordo com o assessor técnico Gutemberg de Melo Bezerra, além da economia de energia, a nova lâmpada amplia a iluminação do espaço, que também irá receber luzes de Natal.

Para o gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, a força-tarefa de secretarias mostra a importância de cuidar dos espaços já existentes, para garantir um ambiente mais bonito e dar mais qualidade de vida à população.

“Nosso intuito é até meados de dezembro conseguir revitalizar boa parte do trecho, principalmente esse início, para que os moradores possam voltar a frequentar, para que os turistas se sintam mais seguros. Esse ambiente sempre foi aconchegante, porém há muitos anos vivia sem esse cuidado, esse zelo do poder público. O prefeito JHC, com esse olhar sensível, cobrou que as pastas se reunissem e tocassem essa obra de revitalização tão importante”, ressaltou.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h