Representantes da Prefeitura de Maceió visitam maior evento da América Latina sobre gestão de resíduos sólidos

Conferência, que está sendo realizada em São Paulo, oferece fóruns e exposição de equipamentos de limpeza urbana

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 11/11/2022 às 09:57
Representantes da Prefeitura de Maceió visitam maior evento da América Latina sobre gestão de resíduos sólidos
Representantes da Prefeitura de Maceió visitam maior evento da América Latina sobre gestão de resíduos sólidos. Foto: Ascom Sudes

Desde a última terça-feira (08), representantes da Prefeitura de Maceió viajaram para São Paulo para visitar a Waste Expo Brasil, que é o maior evento da América Latina sobre a gestão de resíduos sólidos. O objetivo da participação no congresso é conhecer novos equipamentos, novas práticas e aperfeiçoar o trabalho realizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) na limpeza urbana da capital.

Na feira, o superintendente da Sudes Ronaldo Farias, acompanhado da diretora de planejamento e serviços especiais Kedyna Tavares, visitaram stands e conheceram alguns maquinários que podem ser úteis para Maceió, como a varredeira mecanizada elétrica, utilizada para limpar vias e Surf Rake, utilizada a limpeza mecanizada da faixa de areia da praia.

Na ocasião, o superintendente Ronaldo Farias, destacou o aprendizado sobre os equipamentos e a possibilidade de trazer a ideia para Maceió. “Estou impressionado com o que nos foi apresentado e aproveitando para adquirir bastante conhecimento para levar ideias inovadoras para Maceió, melhorando nosso serviço de limpeza urbana”, disse.

Além da Waste Expo Brasil, a delegação foi para as ruas conhecer o funcionamento de equipamentos já existentes em Maceió, como os Ecopontos e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), responsáveis por receber resíduos inservíveis e recicláveis, respectivamente.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

"Mesmo já existindo algumas práticas em Maceió, nós viemos para entender a modelagem de operação e, assim, levar para casa novos serviços, melhorias no que já fazemos e agregar valores sustentáveis para avançar no aperfeiçoamento da limpeza urbana da nossa capital", pontuou a diretora de planejamento Kedyna Tavares.

Outro local visitado pela dupla foi a sede da Locar Gestão de Resíduos, empresa que realiza o serviço de limpeza urbana no lote III na cidade de São Paulo e no Lote I em Maceió. Lá, eles estudaram a operação dos serviços, programas de revitalização de pontos crônicos de descarte irregular e conhecer o modo de atuação da empresa.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

"Com certeza é uma visita que vai levar bastante coisa na volta para Maceió. Os locais que visitamos serviram para agregar conhecimento, que pretendemos usar em melhorias para a nossa cidade e, principalmente, para a nossa população", concluiu o superintendente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h