Prefeitura revitaliza antigo ponto de lixo no bairro de Joaquim Leão

Moradores da localidade também receberam as equipes de educação ambiental

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 27/01/2022 às 11:00
Prefeitura revitaliza antigo ponto de lixo no bairro de Joaquim Leão
Prefeitura de Maceió realiza ações sustentáveis no bairro de Joaquim Leão. Foto: Ascom Sudes

Desde a última segunda-feira (24), a Prefeitura de Maceió trabalhou para revitalizar um antigo ponto de lixo situado no bairro de Joaquim Leão. Com as ações, foram retiradas mais de 90 toneladas de resíduos da área, além do plantio de 128 mudas de árvores nativas.

"Esse é mais um ponto de lixo que eliminamos e devolvemos a população em forma de local sustentável. Nosso objetivo vem sendo cumprido e estamos trabalhando intensamente para erradicar o descarte irregular que é feito na capital", disse Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e ServiçosEespeciais da Sudes.

Local recebeu limpeza e plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes
Local recebeu limpeza e plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes

No local revitalizado, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) reutilizou 50 pneus, que foram retirados de outros pontos de lixo da capital e, agora, servem de caqueira para os exemplares plantados, após passarem por limpeza e pintura.

Para que a área permaneça preservada, as equipes de educação ambiental do órgão percorreram o bairro orientando moradores e transeuntes sobre boas práticas e a importância de não praticar o descarte irregular e manter as áreas verdes da região preservadas. A ação beneficiou mais de mil residentes do entorno do ponto revitalizado.

Como apoio aos servidores da Sudes, a contou com a participação de 15 jovens aprendizes da Naturalle, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.

Jovens aprendizes trabalham no plantio de mudas de árvores. Foto: Ascom Sudes
Jovens aprendizes trabalham no plantio de mudas de árvores. Foto: Ascom Sudes

"Precisamos que a população faça a sua parte. Não adianta que a gente faça a limpeza, o plantio de mudas e os moradores não dêem continuidade à preservaçao do local. É essencial que o cidadão caminhe lado a lado com o poder público e aprenda a cumprir seus deveres", completou a diretora.

A região possui um canal de escoamento para as águas pluviais, que acaba sendo atingido pelo descarte irregular. A Superintendência iniciou o desassoreamento do local e, até agora, retirou mais de 100 toneladas de materiais inservíveis e barro do fundo do córrego. A previsão é que esse trabalho continue até a próxima semana.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h