Prefeitura realiza ações sustentáveis em mais três bairros de Maceió

Moradores foram conscientizados sobre descarte irregular de resíduos em algumas regiões

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 29/04/2022 às 11:22
Prefeitura realiza ações sustentáveis em mais três bairros de Maceió
Prefeitura de Maceió realiza ações sustentáveis pelos bairros de Maceió. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou ações de educação ambiental e manutenções em pontos revitalizados pelo órgão anteriormente. As atividades iniciaram na última segunda (25) e se encerraram nesta sexta-feira (29). Ao todo, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas.

Comerciantes foram orientados sobre o descarte irregular de resíduos. Foto: Ascom Sudes
Comerciantes foram orientados sobre o descarte irregular de resíduos. Foto: Ascom Sudes

Cerca de 40 educadores, entre servidores da Sudes e jovens aprendizes das empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, percorreram a localidade visitando residências e comércios, dos bairros Poço e Cidade Universitário, no Conjunto Residencial Eustáquio Gomes.

A iniciativa orientou os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

Moradores relatam ter presenciado diversos despejos inadequados. Foto: Ascom Sudes
Moradores relatam ter presenciado diversos despejos inadequados. Foto: Ascom Sudes

Moradora do Eustáquio Gomes, Maria Doralice, relata já ter presenciado diversos descartes irregulares. "Muitas vezes quando passo para comprar o pão, vejo as pessoas jogando o lixo fora do lugar. Além do cheiro ruim, aparecem muitas baratinhas e pode até causar doenças", revelou.

Visando manter a cidade limpa e mostrar que a Prefeitura tem dado continuidade aos trabalhos nos espaços revitalizados, nos bairro do Poço e da Ponta Grossa, além da educação ambiental, foram feitas manutenções das plantas, das placas com as mensagens educativas, reposição da compostagem, retoque nas pinturas e limpeza e capinação.

Para a diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, orientar a população é um passo importante para transformar o bairro em um local mais sustentável.

"Um local poluído e com lixo descartado de forma irregular atrai animais, oferecendo risco aos moradores e causando mau cheiro no local. A Prefeitura realiza a coleta, mas, somente educando, vamos conseguir ter a população como nossa aliada nesse projeto”, informou a diretora.

Central de Monitoramento Sudes

Uma das maneiras da população contribuir com a limpeza urbana é denunciando. Em caso de flagrante, o cidadão deve enviar fotos ou vídeos e o endereço completo do local da ocorrência através do número 0800 082 2600 ou WhatApp (82) 98802-4834.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h